All for Joomla All for Webmasters
Gabinete de Imprensa Câmara Paços de Ferreira

Gabinete de Imprensa Câmara Paços de Ferreira

No dia 1 de julho, no centro da cidade. 3º Grande Prémio 12 Horas de Karting. EQUIPAS AMADORAS COMPETEM EM PAÇOS DE FERREIRA. A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, juntamente com a empresa Auriol – Sport, está a organizar o 3.º Grande Prémio 12 Horas de Karting. A competição será disputada por equipas amadoras no dia 1 de julho (sábado), no centro da cidade. A iniciativa conta com o apoio da Tupinamba, da Agência Continental e da Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
 
Doze horas de corrida é que espera aos pilotos, num percurso aproximado de 750 metros. Todos os participantes terão ainda de realizar treinos cronometrados de 60 metros, que são obrigatórios. 
 
Os pilotos terão de utilizar, em todos os momentos da prova, o capacete integral com viseira fechada, luvas que cubram completamente as mãos, fato inteiro de competição, camisolas justas, botas que cubram os tornozelos, colete protetor e pescoceira, equipamentos que devem ser constituídos por materiais resistentes. 
 
As equipas podem ser compostas por 4 a 8 elementos, com a idade mínima de 16 anos. Os karts serão fornecidos pela organização da iniciativa e serão distribuídos pelas equipas mediante sorteio. O valor de inscrição é de 1.200€ por equipa, com IVA e seguro incluídos. O formulário de inscrição, presente no regulamento, deve ser enviado para . Para obter mais informações, é possível contactar o número 255 860 700.
 
 
Programa
 
Sábado, 1 de julho
08:00 | Verificações administrativas e sorteio dos karts
09:30 | Briefing
11:00 | Treinos Cronometrados
12:00 | Início da Corrida
00:00 | Fim da Corrida
00:30 | Entrega de Prémios de Participação
O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, realizou ontem (dia 8 de maio) uma Jornada dedicada à Saúde, reunindo com os responsáveis dos Centros de Saúde de Paços de Ferreira e de Freamunde. O concelho tem agora cobertura integral de médicos de família, objetivo há muito tempo pretendido pelo atual Executivo Municipal e pela Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte (ACES).
 
O Vice-presidente, Paulo Sérgio Barbosa, a Vereadora da Saúde, Filomena Silva, o Diretor Executivo do ACES, Hugo Sousa Lopes, e a Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES, Alcina Bastos, também acompanharam a visita. 
Oito instituições receberam o Executivo Municipal, para analisarem o ‘estado de saúde’ do concelho. As Unidades de Saúde Familiar de Freamunde, Santa Luzia, Citânia e Terras de Ferreira, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, a Radelfe e a Unidade de Saúde Pública do Aces Vale Sousa Norte foram os locais escolhidos para a visita.
 
14 mil pessoas sem médico de família em 2009
 
O atual Executivo Municipal procurou, desde a tomada de posse em outubro de 2013, resolver a ausência de médicos de família junto das instituições e da tutela da Saúde.
 
O mérito da conquita também é dos profissionais de Saúde. Para Humberto Brito, “Há que reconhecer e agradecer o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde do concelho, médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, assistentes técnicos e assistentes operacionais, incluindo o novo diretor da ACES, Hugo Lopes, que tiveram um papel muito importante na resolução deste problema, permitindo que hoje o concelho de Paços de Ferreira esteja entre os melhores do país, no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde primários.”.
 
“Esta é mais uma vitória da nossa população contra uma situação que se arrastava há vários anos e aqueles que, com responsabilidades políticas, nada fizeram para mudar a situação” concluiu o Presidente da autarquia.
 
59.300 pessoas apoiadas
 
O ACES Vale do Sousa Norte, em Paços de Ferreira, presta cuidados de saúde a 59.300 utentes, acolhendo, inclusive, cidadãos oriundos dos concelhos vizinhos (Paredes e Lousada). Foi graças à intervenção do atual Executivo Municipal (nomeadamente do Presidente Humberto Brito, do Vice-presidente Paulo Barbosa e da Vereadora Filomena Silva) e do Diretor Executivo do ACES, Hugo Sousa Lopes, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, que se conseguiu manter em funcionamento o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) em Paços de Ferreira.
 
No âmbito do rastreio ao cancro do colo do útero, o ACES Vale do Sousa Norte lidera na ARS Norte, com uma taxa de 94%. Entre 2014 e 2016, o agrupamento teve um aumento substancial na prestação de cuidados, com mais 11% de consultas de Medicina Geral e Familiar, 12% de consultas de Saúde Infantil, 38% de consultas de Saúde Materna e 48% de consultas de Planeamento Familiar.
 
As instituições
 
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira é uma unidade com intervenção direta na sociedade, que envolve escolas, a população em geral e utentes em cuidados domiciliários. Inclui Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) com disponibilidade para dez utentes. Destaca-se a parceria com o Município de Paços de Ferreira no âmbito da saúde oral infantil, que se baseia na intervenção em todas as escolas do concelho.
 
O internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), da Radelfe, tem capacidade para 22 utentes com internamento médio de 90 dias e 29 utentes com internamento de longa duração, apoiados por 50 profissionais de saúde. Possui um protocolo de tratamento e reabilitação de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o Ministério da Saúde, no seguimento de altas hospitalares. A comitiva foi recebida pelos administradores, Joaquim e Valentim Neto.
 
A Unidade de Saúde Pública do Aces Vale Sousa Norte é responsável pelo planeamento em saúde do ACES. Recentemente foi premiada com o financiamento de 14 mil euros no âmbito de um projeto da Missão Sorriso, implementado em duas indústrias do concelho de Paços de Ferreira. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Fernando Diniz, autoridade local de Saúde.
 
A URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) disponibiliza serviços na área da Nutrição, Psicologia e Serviço Social no ACES.
 
A Unidade de Saúde Familiar de Freamunde apoia 15.500 utentes. Recentemente foi alvo de obras e requalificação, encontrando-se em candidatura para creditação pela Direção-Geral da Saúde. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Rui Barbosa.
 
A Unidade de Saúde Familiar de Santa Luzia, em Freamunde, apoia 13.500 utentes. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Silva Barros.
 
A Unidade de Saúde Familiar Citânia apoia 12.700 utentes. A visita foi acompanhada pela coordenadora, Marta Pereira.
 
A Unidade de Saúde Familiar de Terras de Ferreira apoia 13.200 utentes. Graças ao desempenho dos profissionais, foi promovida recentemente ao modelo B. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Luís Moreira.
+ Paços Literatura
No dia 19 de maio, às 21:30, a Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira acolhe, no dia 19 de maio (sexta-feira), a ‘Tertúlia com: Maria João Lopo de Carvalho’, a partir das 21:30. A escritora vai falar do livro ‘Até que o amor me mate’, publicado em 2016. A sessão decorre no âmbito da iniciativa ‘+ Paços Literatura’, organizada pela Câmara Municipal. A tertúlia dirige-se ao público em geral e a entrada é gratuita.
No dia da celebração da Liberdade, o Município de Paços de Ferreira, pro proposta do atual Executivo Municipal liderado por Humberto Brito, homenageou diversas personalidades e uma instituição particular de solidariedade.