All for Joomla All for Webmasters

Rota do Românico

A Rota do Românico alcançou, em 2017, o recorde de visitas de grupos organizados desde a sua apresentação pública, em 2008.
Nos 204 grupos registados, que traduzem um aumento de 20% face ao ano anterior, participaram cerca de 9.000 visitantes, provenientes sobretudo (80%) de Portugal. Os restantes partiram de França, Brasil, Alemanha, Japão e Espanha, país que se destacou pelo aumento de 30%. 

A Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canaveses, está a ser objeto, desde o último trimestre de 2017, de um vasto conjunto de trabalhos de conservação e restauro, que se prolongarão até ao próximo mês de agosto. Estes trabalhos incidem sobretudo no valioso património integrado barroco (azulejos, esculturas e talhas) daquele Monumento Nacional, um dos 58 imóveis abrangidos pela Rota do Românico.
O Mosteiro de São Martinho de Mancelos, em Amarante, prepara-se para receber obras de conservação e salvaguarda a partir desta semana. A assinatura do auto de consignação da empreitada está agendada para o dia 25 de outubro, quarta-feira, pelas 15 horas, naquele monumento.