All for Joomla All for Webmasters
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 288
08 março

Penafiel homenageou várias personalidades de prestígio

Escrito por 

 

O Município de Penafiel assinalou, no dia 3 de março, o 246.º aniversário da elevação a cidade, dedicando especial atenção à Educação e ao Emprego.

No discurso habitual do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa reforçou a sua aposta nas questões sociais e no trabalho desenvolvido na criação de emprego, em Penafiel, “No início do nosso mandato, a prioridade que estabelecemos foi o apoio aos nossos concidadãos que se encontravam em situação de maior vulnerabilidade, com especial atenção aos mais jovens e aos mais idosos. Mas temos perfeita noção de que só com mais emprego teremos, efectivamente, um concelho mais justo e mais coeso. Faz hoje um ano assistimos à assinatura de vários contratos de investimento para a criação de 150 postos de trabalho. Hoje pela manhã assinamos 3 contratos de investimento que têm por objectivo a criação de mais 400 postos de trabalho em Penafiel ao longo dos próximos 2 anos. E é nesta senda que vamos continuar.”

Depois de em 2014, as comemorações do 3 de Março terem dado destaque à área social, concretamente ao trabalho das IPSS´s, e em 2015 à competitividade, o empreendedorismo, as empresas e os empresários, este ano o Município de Penafiel centrou a temática na importância da Educação, “A Educação é um direito fundamental, essencial ao desenvolvimento de uma comunidade, mas também de cada individuo. É através da Educação que nos preparamos para a vida. E é através da Educação que garantimos o nosso desenvolvimento social, económico e cultural. Ao longo dos últimos 10 anos a Educação constituiu uma das principais prioridades das políticas municipais. A construção de novos Centros Escolares e de Jardins de Infância, a construção de cantinas escolares e a requalificação de Escolas do Ensino básico absorveram um montante de investimento superior a 30 milhões de euros. Em simultâneo, com fornecimento de refeições, transportes, livros, tecnologias de informação e comunicação e outros materiais escolares, foram investidos outros 30 milhões de euros. Com as inaugurações dos centros escolares de Boelhe, Duas Igrejas, Irivo e Termas de S. Vicente, no final do ano passado, concluímos a rede de Centros Escolares do concelho. Ao longo do corrente ano vamos requalificar as Escolas Básicas de Galegos, S. Martinho e S. Mamede de Recezinhos, Croca, Eja e Rio de Moinhos. Desta forma concluímos o ciclo de requalificação do parque escolar cuja competência cabe ao Município. Com a conclusão destas intervenções, todas as nossas crianças e alunos do 1º ciclo vão contar com condições de excelência, com salas de aula modernas e confortáveis, com salas de actividades, com quadros interactivos, com bibliotecas escolares e espaços de lazer.”, declarou Antonino de Sousa.

Na Sessão Solene do 246.º Aniversário da elevação de Penafiel a cidade, foram atribuídas as Medalhas Honoríficas a 12 personalidades de prestígio a nível do concelho, duas de Ouro e 10 de Mérito Municipal Douradas.


Atribuição da Medalha de Ouro do Concelho de Penafiel:

- Maria Adelaide Galhardo

Nasceu a 1 de dezembro de 1936, na cidade do Porto e licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em outubro de 1963. Foi a primeira mulher formada em Medicina do concelho de Penafiel.

Em 1978 foi uma das fundadoras da Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde ainda exerce funções como médica.

Maria Adelaide Ferreira Galhardo Brandão Rodrigues dos Santos tem desempenhado relevantes funções ao serviço da saúde, nomeadamente na assistência à maternidade, assistência aos mais velhos, na prestação de cuidados médicos ao domicílio, na implementação das primeiras consultas de Planeamento Familiar em Penafiel e na fundação da Clínica Médica Arrifana de Sousa. Para além da prestação de serviços relevantes foi a primeira mulher Médica do concelho de Penafiel, completando este ano 50 anos ao serviço da comunidade penafidelense.

- Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho

Natural da freguesia e concelho de Penafiel, Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho é actualmente Presidente do Instituto Politécnico do Porto, reeleita para 2.º mandato, em 2014-2018.

Ao longo do seu extenso currículo, desempenhou relevantes funções no ensino Politécnico Universitário, na academia, na investigação e na cultura

Atribuição da Medalha de Mérito Municipal Dourada:

- Ismael Magalhães Teixeira Mendes
- António Alberto Vieira Simões
- Maria Luísa Barrosa Monteiro Coelho
- Ana Alzira Pereira
- Vítor Alexandrino Teixeira Nunes Leite
- Maria Leonilde Ferreira Coelho

Estas personalidades desempenharam relevantes funções no ensino, como professores e como gestores, tendo desempenhado com especial brio e dedicação o cargo de liderança das respectivas escolas por um período superior a quinze anos. 

- Manuel Dias dos Santos

Depois de passar aos quadros de professores foi lecionar para a freguesia de Boelhe, concelho de Penafiel, tendo interrompido apenas durante dois anos consecutivos para trabalhar na escola de Rans, concelho de Penafiel. Finalmente regressou a Boelhe onde trabalhou durante trinta e oito anos seguidos, tendo aí terminado a sua carreira aos setenta anos de idade.

A par do ensino recebeu e deu formação na área do ensino, da educação e da pedagogia.
Manuel Dias dos Santos dedicou toda a sua vida a ensinar, tendo sido um professor dedicado e obstinado pelo ensino das primeiras letras e dos primeiros números. 

- José Aires de Sousa (titulo póstumo)

Natural de Penafiel, completou a 4.ª classe na Escola Primária do Conde Ferreira de onde saiu para trabalhar na “Farmácia Confiança” que à data pertencia ao avô daquela que viria a ser a sua mulher. Aí fez um longo percurso, começando como ajudante técnico de 3.ª, de 2.ª e de 1.ª, recebendo a cédula profissional de técnico de farmácia em 13 de abril de 1962. Até aos 83 anos manteve contacto com a farmácia, onde esteve sempre presente.

José Aires de Sousa mais conhecido por “Zéquinha da Farmácia” faleceu no dia 3 de fevereiro de 2016.

Este penafidelense desempenhou relevantes funções na vida associativa penafidelense com especial relevância no Futebol Clube de Penafiel. Na atividade profissional, na farmácia, era um homem totalmente disponível para servir todos os que o procuravam para a prestação de cuidados de saúde. 

- Paulino Rodrigues (titulo póstumo)

Nasceu no dia 10 de maio de 1927, na freguesia de Penafiel. Completou o 2.º grau e muito cedo começou a trabalhar. Inicialmente foi sapateiro de profissão. Depois, trabalhou na empresa “Albano & Miguel, LDA.”. Finalmente trabalhou na indústria da restauração, tendo passado pelo restaurante Caravana, Café Bar, Café Centopeia e Café Restaurante Alvorada. Era casado e pai de sete filhos.

Paulino Rodrigues desempenhou funções enquanto Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, em 1979.

Este penafidelense destacou-se também no desporto, como guarda-redes do Futebol Clube de Penafiel, entre outras equipas, e fez carreira ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

- Margarida dos Santos Sousa

Natural de Galegos, concelho de Penafiel, reside em França há 36 anos. É porteira de profissão há 25 anos e neste preciso momento exerce a sua atividade no 87 Bd Richard Lenoir. 

Na fatídica noite de 13 de novembro de 2015 a cidade de Paris viveu momentos trágicos na sequência de vários atentados terroristas que vitimaram mais de 120 pessoas, incluindo cidadãos portugueses.

A sala de espectáculos Le Bataclan, onde decorria um concerto, foi palco do atentado mais sangrento. Nessa terrível noite quando vários espectadores tentavam fugir do local tentando escapar ao atentado a penafidelense Margarida Sousa corajosamente acolheu e escondeu várias pessoas, algumas delas gravemente feridas, no prédio onde é porteira junto ao Le Bataclan.  

Margarida dos Santos Sousa, de uma forma altruísta, heróica e de grande coragem, esquecendo que a sua própria vida estava em risco, salvou e socorreu algumas das vítimas que fugiam à morte sangrenta do ataque terrorista.