Imprimir esta página
05 setembro

CASTELO DE PAIVA - ACADEMIA DE MUSICA PROMOVE NO FIM DE SEMANA FESTIVAL “ ACADEMIA NA COMUNIDADE “

Escrito por 
A Academia de Musica de Castelo de Paiva, no âmbito do programa “ 30 anos, 30 artes “, vai levar a efeito no próximo fim de semana, a 1ª edição do Festival “ Academia na Comunidade “, uma iniciativa cultural orientada para um programa multifacetado e bem representativo da riqueza musical do concelho, que terá lugar no espaço da Quinta do Pinheiro, na urbe paivense.
 
O programa arranca na sexta feira, dia 7, às 20h30, com a actuação do Rancho Folclórico da Senhora das Amoras e a exibição do Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Raiva, seguindo-se a partir das 21h15, as actuações de Paulo Martel e Nel Marçal, com a festa a prosseguir com os concertos da Banda City Park e do Agrupamento Musical Os Lotus.
 
Para o dia de Sábado, dia 8, o programa contempla um espaço para as bandas musicais e folclore, com a Banda Marcial de Bairros a actuar às 16h15, seguindo-se o Rancho Folclórico de Bairros e apresentação da Banda Musical de Fornos, intercalando com a actuação de Inês Pereira ao final do dia, iniciando-se a programação nocturna com a presença do Conjunto Típico Populares Bairristas e o Rancho Folclórico de S. Martinho.
A iniciativa, que tem entrada livre nos dois dias, continua pela noite dentro com o concerto da Banda dos Mineiros do Pejão, às 22 horas, seguindo-se um espectáculo musical Super Combo – Escola Estúdio do Pejão, encerrando o festival com um grande bailarico animado pelo conjunto Alfa Music Band.
 
Para além de ser um evento cultural, o Festival “ Academia na Comunidade “ promete ser também um espaço de convívio e de saudável confraternização, apresentando também a vertente gastronómica, acompanhada dos vinhos da Sub Região de Paiva e da cerveja artesanal.  
 
Recorde-se que o programa "30 anos, 30 artes", é um evento comemorativo do 30º aniversário da instituição, que se celebra no decorrer deste ano, e que tem motivado a realização de várias actividades, como a Academia Ibero Americana de Clarinete, o Concurso Internacional de Trombone, destacando-se a participação da Banda da Armada, num concerto fantástico, e um espectáculo com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
 
Partilhando a satisfação do director pedagógico pela concretização desta iniciativa cultural, assumida para prestigiar a instituição e engrandecer o município, o presidente Gonçalo Rocha lembra o trabalho notável e dedicado que foi desenvolvido nestas três décadas de actividade e regozija-se com o sucesso da Academia de Musica traduzida num projecto de ensino perfeitamente consolidado e que, em três décadas de existência, ultrapassou todas as expectativas subjacentes à sua géneses, sendo um êxito por todos reconhecido, recordando a projecção internacional alcançada, com jovens de grande nível profissional a integrarem projectos de nível mundial.