All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

No próximo dia 17 de agosto (sábado), realiza-se o IV Festival do Melão Casca de Carvalho, no Jardim do Calvário, em Penafiel. Esta é uma iniciativa da Confraria do Melão Casca de Carvalho e do Município de Penafiel. Tal como na edição passada, a parceria feita com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) mantém-se, no sentido de serem criados produtos feitos a partir do melão de casca de carvalho. 
Os Cursos são gratuitos e dão equivalência ao 12º ano. No próximo ano letivo de 2019/2020, vão entrar em funcionamento, em Penafiel, o novo Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar e o Curso Técnico de Produção Agropecuária, ambos com a duração de três anos letivos. Os cursos, que vão funcionar na sede da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, situada na freguesia de Marecos, são gratuitos e ainda oferecem alimentação, alojamento, transporte, material de estudo e visitas de estudo.
No próximo sábado, dia 10 de agosto, o “escritor de canções” Sérgio Godinho vai apresentar o seu mais recente disco intitulado “Nação Valente”, na Praça da Escritaria, a partir das 21h30. 
Adoção de copos reutilizáveis para combater a poluição do plástico é novidade nesta edição. Certame abre portas dia 23 de agosto e vai contar com as atuações de Agir, Quim Barreiros, Bárbara Bandeira, Jimmy P & Piruka, entre outros. 
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber  até ao dia 1 de setembro, a 40ª edição da Agrival - um certame que, através de 350 expositores, promove o que de melhor a região do Vale do Sousa tem para oferecer.
D. Vitorino Soares é natural de Penafiel.  O Município de Penafiel deseja as maiores felicidades e sucessos ao Pe. Vitorino Soares, recentemente nomeado como novo Bispo auxiliar do Porto, cuja ordenação episcopal se prevê que venha a ter lugar no fim do mês de Setembro, no Porto.
Bolo com 106 metros celebra vida de avô mais velho do concelho com 106 anos. Em Penafiel, a celebração do Dia dos Avós está já enraizada no programa do Município. Assim, é de forma especial que, no próximo dia 26 de julho, os avós do concelho de Penafiel se voltam a reunir no Parque da Cidade, onde haverá atividades para todos os gostos. 
No próximo sábado (20 de julho), o Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel vai ser palco do Encontro de Natação “Técnicas Combinadas Cadetes B/C”, uma iniciativa organizada pela Federação de Natação do Norte de Portugal com o apoio do Município de Penafiel.
Iniciativa decorre este fim de semana na freguesia de Galegos e pretende dar maior visibilidade ao Castro e zona envolvente (Parque de Merendas). Programa conta com muita música, teatro, dança, artes circenses, jogos tradicionais, workshops, feira de artesanato e uma praça de alimentação. Nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, o parque de merendas do Castro de Mozinho vai receber, pela segunda vez, o “Festival Moura Encantada”, 
Seguro de saúde e taxa social para saneamento e água são outras das medidas de incentivo ao voluntariado. O Município de Penafiel, que tem uma das maiores áreas florestais do Tâmega e Sousa,  avança com novas medidas de apoio aos bombeiros das três corporações do concelho.  A ideia passa por apoiar as centenas de homens e mulheres, mais de 400, que se dedicam a proteger, de forma voluntária, os mais de 212 km2 do concelho de Penafiel.
Iniciativas prometem animar a cidade de Penafiel nos próximos dias 6 e 7 de julho. Durante o próximo fim-de-semana, Penafiel prevê receber dezenas de milhares de visitantes para participar em várias iniciativas promovidas pelo Município. Logo pela manhã de sábado, a partir das 10h, vai ser instalado, em pleno coração de Penafiel, um escorrega gigante de 315 metros de cumprimento e duas pistas, com acesso gratuito e inserido na programação do “Sentir o Verão”. Promovido pelo Município de Penafiel, o “Water Slide Summer” volta à Praça da Escritaria (Sameiro), para fazer as delícias de quem por lá passa. 
Pág. 1 de 16