All for Joomla All for Webmasters
23 maio

CIM TÂMEGA E SOUSA - Visita um dos maiores complexos termais da Europa

Escrito por 
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) participou, na passada semana, numa visita de benchmarking à região de Hajdú-Bihar, na Hungria, onde se situa um dos mais maiores complexos termais da Europa – o Hajdúszoboszló –, constituído por 13 piscinas exteriores. A visita, organizada pela Universidade de Debrecen, foi promovida no âmbito do projeto europeu Innova SPA – Innovative health solutions for thermal spa regions, do programa de cooperação transnacional Interreg Europe da União Europeia, qual a CIM do Tâmega e Sousa faz parte enquanto stakeholder da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), um dos oito parceiros deste projeto.
Sendo o Tâmega e Sousa a sub-região (NUT III) da região Norte com mais estâncias termais, a visita constituiu uma oportunidade para adquirir conhecimentos ao nível de boas práticas de gestão e de dinamização de estâncias termais, fundamentais para promover o produto turístico saúde e bem-estar e, consequentemente, gerar receita para a região. 
 
É de referir que o Estado húngaro tem financiado projetos para a infraestruturação termal e comparticipado os respetivos tratamentos, algo que não se verifica em Portugal. Os indicadores do termalismo na Hungria são muito positivos, sendo cada vez mais crescente o número de visitantes e turistas que procuram as estâncias termais.
 
Estes espaços têm marcado pela inovação e pela resposta a todos os segmentos, disponibilizando atividades e tratamentos para todos, dos mais velhos aos mais novos, e reunindo, no mesmo equipamento, espaços para tratamentos termais, spa, parques aquáticos e caminhadas.
 
A par da CIM do Tâmega e Sousa e da FMUP, participaram também os restantes parceiros do projeto: Associação Thermauvergne (França), Universidade de Debrecen (Hungria), Universidade da Letónia, Agência de Desenvolvimento Regional de Warmia-Mazury (Polónia), Agência de Desenvolvimento Regional de Centru (Roménia), Agência de Desenvolvimento da Região de Savinja (Eslovénia) e Centro de Inovação da Lituânia.
O InnovaSPA tem como objetivo melhorar as políticas de apoio à transferência de conhecimento e reforçar as oportunidades de inovação no campo da saúde preventiva e do termalismo, contribuindo, assim, para acelerar o lançamento no mercado de soluções inovadoras e que fomentem estilos de vida saudáveis.
 
Para setembro deste ano está já agendada uma visita dos parceiros do projeto InnovaSpa ao Tâmega e Sousa.