All for Joomla All for Webmasters
04 junho

PENAFIEL - FESTAS DO CORPO DE DEUS

Escrito por 
Celebração secular do Corpo de Deus é um marco no Concelho de Penafiel. De 14 a 21 de junho, realiza-se o Corpo de Deus em Penafiel – uma festa secular que dá a conhecer o que de melhor a cidade e concelho de penafiel têm para oferecer, com um vasto e riquíssimo património histórico e natural, e uma festividade com características únicas no país. Para celebrar esta data, o Município vai promover, mais uma vez, um programa diversificado que reúne o sagrado e o profano. 
Como já é habitual, as comemorações do Corpo de Deus iniciam-se com o Cortejo do Carneirinho, no dia 14 de junho (sexta-feira), pelas 10h30. Esta é uma iniciativa, dinamizada pela comunidade escolar como forma de homenagear e agradecer o trabalho e dedicação dos professores.
O primeiro dia termina com uma Noite de Fados e com o Grupo de Guitarras de Penafiel a atuarem no Largo da Ajuda, a partir das 21h30. Para o segundo dia (15 de junho), está marcada, às 21h30, uma Noite de Bombos.
 
O programa do dia 16 de junho (domingo) começa pelas 15h com o XII Encontro Etnográfico “Tâmega e Sousa”, onde vários ranchos folclóricos do concelho e da região vão subir ao palco, no Campo da Feira, para animar todos os presentes.
 
A tradicional Cavalhada, por sua vez, acontece no dia 19 de junho, a partir das 21h30. Um cortejo singular, anunciado por bombos e pela Bicha Serpe, que mantém vivas as danças e invenções antigas. Com efeito, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Penafiel vai ser possível assistir aos Bailes dos Ferreiros, dos Pedreiros, dos Pauzinhos, dos Pretos, das Floreiras e dos Turcos. Mais tarde, pelas 23h45, está agendada a sessão de fogo de artifício.
 
Depois da Missa Solene na Igreja Matriz, o dia do Corpus Christi (20 de junho) continua durante a tarde com um Concerto de Bandas no Largo da Ajuda que se desenrola das 15h às 22h. A meio da tarde vai ter lugar a Majestosa Procissão de Corpo de Deus, que parte da igreja Matriz, percorrendo a cidade até ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos (Igreja do Sameiro). O dia termina com os concertos d’Os Aurora e do Nuno Ribeiro às 22h, no Campo da Feira.
 
Para encerrar as comemorações, vai ser apresentada, no dia 21 de junho, às 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, a tese de doutoramento “Pe. Américo Monteiro de Aguiar – Um «Teólogo da acção» no Portugal Contemporâneo” do Dr. Luís Leal.