05 julho

FELGUEIRAS - A PRAÇA ESTÁ DE VOLTA!

Escrito por 
De 5 de julho a 10 de agosto. A cerimónia de inauguração é dia 5 de julho, decorrerá pelas 18h30, na Praça Dr. Machado de Matos. A “Praça das Artes 2019”, é uma iniciativa promovida pela ACLEM – Artes, Cultura e Lazer E.M., em parceria com a Câmara Municipal, A cerimónia de inauguração decorrerá, sai 5 de julho pelas 18h30, na Praça Dr. Machado de Matos.
A Praça das Artes é uma iniciativa de caráter cultural, lúdico e pedagógico, que pretende promover a dinamização urbana no concelho de Felgueiras.  Na sua segunda edição de 5 de julho a 10 de agosto, o cartaz cultural será diversificado e está pensado para todas as idades. A programação é temática e destaca o património, a pintura, a gravura, a literatura, as artes de palco e o artesanato, temas que serão desenvolvidos em atividades como ateliers, workshops, oficinas e tertúlias.
 
No programa destacam-se ainda concertos protagonizados por artistas de renome nacional, espetáculos de dança, peças de teatro, demonstrações gastronómicas, o envolvimento de vários intervenientes e instituições locais como Bandas de Música, Escolas de Dança, Artistas, Escritores, Pintores e artesãos locais.
 
Na semana do Património destacam-se as comemorações do XXIX aniversário de elevação de Felgueiras a cidade, onde se homenageará o Benemérito da nossa terra, Dr. Ribeiro de Magalhães e o evento “Há Festa na Aldeia” que será levado a cabo nas Freguesias de Pombeiro e Vila Fria.
 
Na semana da Pintura, destacam-se as oficinas e tertúlias levadas a cabo por Alberto Péssimo e  José Emídio e por outros artistas da terra.
 
A semana da Literatura será primordialmente dedicada ao centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Contaremos, para o efeito, com alguns importantes nomes da literatura portuguesa, que confraternizarão com escritores e poetas locais durante toda esta semana.
 
Na semana das Artes do Palco, teremos serões abrilhantados com espetáculos de teatro, musica e dança promovidos por agentes locais.
 
Por último, na semana do Artesanato, serão enaltecidos os produtos endógenos locais, como o bordado, o filé, a olaria, e em terras de Felgueiras, nesta semana, não poderia faltar a arte de fazer sapatos à mão.
 
Durante todo o verão, as crianças poderão divertir-se. Haverá insufláveis, pistas de obstáculos e piscina com barquinhos e os visitantes terão uma zona de estar/esplanada para aproveitar as noites de verão com programação cultural diária.
 
Berg, Herman José, Jorge Fernando, Emanuel Moura e Supa Squad, serão alguns dos cabeças de cartaz desta iniciativa, mas não menos importante será o concerto promovido pelo Circulo Portuense de Opera com a banda militar, o grandioso Encontro de Concertinas,  o II Festival de Dança de Felgueiras, promovido pela Casa das Artes, a Silent Party, o Arraial com cantares ao desafio,  e o Summer Sunset na cerimónia de encerramento. Todos os fins de semana as noites prolongam-se com apresentações de DJ locais.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, realça que “a Praça é já um local de referência para os felgueirenses, onde as pessoas se reúnem para conviver. Queremos que os felgueirenses mantenham o espirito de união demonstrado nos últimos tempos, que desfrutem os seus momentos de lazer em Felgueiras, e que se divirtam na sua cidade”.
 
A Praça das Artes é uma ação da ACLEM, em parceria com a Câmara Municipal, e assume-se como um dos eventos estruturantes anuais da programação cultural do concelho, com o intuito de fixar o público em Felgueiras, oferecendo-lhe programas culturais, lúdicos e pedagógicos de qualidade.elgueiras, 8 de junho de 2018.