22 julho

PENAFIEL - Município congratula-se com a nomeação do novo Bispo auxiliar do Porto

Escrito por 
D. Vitorino Soares é natural de Penafiel.  O Município de Penafiel deseja as maiores felicidades e sucessos ao Pe. Vitorino Soares, recentemente nomeado como novo Bispo auxiliar do Porto, cuja ordenação episcopal se prevê que venha a ter lugar no fim do mês de Setembro, no Porto.
 
O Padre Vitorino Soares, de 58 anos, é natural de Penafiel, da freguesia de Luzim e era pároco de Castelões de Cepeda, em Paredes. Foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985 e é o mais velho de cinco irmãos.
 
O futuro bispo auxiliar da diocese do Porto comentou em declarações à comunicação social que a sua experiência de dez anos no Secretariado Diocesano da Juventude lhe permitiu "conhecer um pouco a realidade do Porto", e que “os 25 anos como pároco também o ajudaram "a ser pastor, e a estar com as pessoas, acompanhá-las".
 
O atual Bispo do Porto, D. Manuel Linda, bispo do Porto, expressou recentemente e publicamente a sua “imensa alegria” pela nomeação de um padre da Diocese do Porto, onde “sempre estudou, trabalhou pastoralmente e residiu”.