12 setembro

FELGUEIRAS - CICLO DE CONVERSAS SOBRE ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO

Escrito por 
A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover um ciclo de conversas sobre Arqueologia e Património, que decorrem nos meses de setembro, outubro e novembro, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, às 15h30. As conversas subordinadas ao tema “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” serão orientadas pelo arqueólogo Marcelo Mendes Pinto do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras. 
 
A primeira conversa está agendada para o dia 21 setembro, altura em que será abordada “A Necrópole Medieval de S. Vicente de Sousa”. A escavação da necrópole associada à Igreja de S. Vicente de Sousa permitiu situar cronologicamente com maior precisão a época da sua construção, fornecendo novos dados sobre os inícios do Românico do Vale do Sousa.
 
A 26 de outubro, o arqueólogo Marcelo Medes Pinto falará sobre o “Achado de Sendim”.
 
O Achado, junto ao Castro de Sendim, e nas proximidades da Villa Romana de Sendim de cerca de 11 Kg de moedas romanas de cobre do século IV e V, juntamente com uma fivela de cinturão em bronze dentro de uma almotolia em estado quase intacto de conservação, associados a um conjunto de utensílios e ferramentas de marcenaria, para além da sua importância intrínseca dão valiosos dados sobre a época da chegada dos suevos a esta região do Noroeste e da passagem do mundo romano ao mundo bárbaro.
 
A última conversa, no âmbito deste ciclo, intitula-se “Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro” e irá decorrer no dia 23 DE novembro.
 
As escavações do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro permitiram estabelecer com rigor a diacronia da sua construção, iniciada nos finais do século IX e continuada ao longo dos séculos XII e XIII, e revelaram os alicerces e a planta da famosa Galilé, acrescentada em finais do século XIII, onde se mostravam as armas de toda a nobreza do Reino.
 
As sessões são abertas ao público e prometem fornecer aos participantes um maior conhecimento sobre a arqueologia e o património da nossa região.