27 setembro

CASTELO DE PAIVA - PROVA DE ATLETISMO INÉDITA EM CASTELO DE PAIVA

Escrito por 
Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 11ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se agora, já no próximo Domingo, dia 29, a 1ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que será complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.
Organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADC J. Clark, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este é um desafio desportivo sem semelhança na Europa, irá relevar aqueles que enfrentarem a rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano fará a sua estreia.
 
A Rampa de S. Gens, que tem inicio às 10 horas, é uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, e a participação tem um custo de 7€50, enquanto a Caminhada de S. Gens, com partida marcada para as 10 horas, do centro de Sardoura, tem inscrição gratuita, que pode ser feita junto da autarquia local, estando previsto para todos os participantes um almoço com grelhados e caldo verde, em jeito de inauguração das obras de melhoramento da zona de lazer, que estão a ser realizadas pela Junta de Freguesia no topo da Monte de S. Gens.
 
José Manuel Carvalho, Vereador do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre a realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores e o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, desejando que, a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta estreia, e que seja também, um dia de festa para o atletismo paivense, podendo os atletas e seus acompanhantes desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.