14 outubro

PAÇOS DE FERREIRA - SEMANA DA JUVENTUDE

Escrito por 
A II Semana da Juventude decorreu entre 7 a 13 de outubro e teve como objetivo promover a participação ativa dos jovens do concelho, proporcionando-lhes experiências lúdicas, didáticas, formativas e inovadoras. Com uma programação diversificada, esta iniciativa pretendeu “dar voz” aos jovens pacenses, incentivando o seu envolvimento nas questões da juventude, do associativismo jovem, do empreendedorismo social, do voluntariado ativo, da educação para a saúde, da educação ambiental e da cidadania.
Workshops, Conversas, Ações de Sensibilização, Encontro de Tunas foram algumas das atividades que marcaram a II Semana da Juventude.
A semana iniciou com a apresentação do livro “Os Originais”, da autoria do Professor Doutor Jacinto Jardim e prefácio da Vereadora da Ação Social, Saúde, Juventude e Tempos Livres, Filomena Silva.
Seguiu-se um workshop de inovação social e atividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, com a apresentação da curta-metragem “No limiar do pensamento”, de Carlos Sequeira.
No passado dia 11 de outubro, a Mega Tenda Associativa pretendeu mostrar as potencialidades de vivências europeias, nomeadamente no programa ERASMUS +, conversar sobre a “A Europa e as suas oportunidades” e refletir sobre os desafios da juventude. Este foi  um espaço de partilha de experiências, de conhecimentos e do trabalho de entidades que, diariamente, se debruçam sobre as questões da juventude.  Este dia terminou com o Traja-te – IV Encontro de Tunas Universitárias.
No fim de semana  a atividade “Desapega-te, dá valor ao que já usaste!”, uma feira para troca de roupas usadas, mobilizou e seguiu-se “Conversas sobre moda”, com as bloggers Rita Valente e Fátima Silva, que deram dicas sobre como reutilizar roupas antigas. 
O projeto “Mãos à obra” entrou em ação também durante o fim de semana, através da limpeza de um espaço público, sendo recolhidas do chão centenas de beatas de cigarros.
 
Houve ainda lugar para uma ação de sensibilização para o não consumo de álcool por menores, através do “Trunfo não é copos”,  realizado nos bares do concelho, em parceria com o Centro de Respostas Integradas – CRI Porto Oriental.