18 outubro

PENAFIEL - COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CARTA DE FORAL DE ENTRE-OS-RIOS

Escrito por 
No próximo dia 20 de outubro (domingo), o Município de Penafiel, com o apoio da Junta de Freguesia de Eja, vai assinalar os 500 anos do Foral de Entre-os-Rios. O programa tem início às 15h00 com a recriação teatral da entrega do Foral de Entre-os-Rios a cargo do Grupo de Teatro de Novelas e baseada na publicação “Forais de Penafiel” (2004), da autoria do historiador José Coelho Ferreira. 
Segue-se, às 15h30, o descerramento da placa comemorativa dos 500 anos de Foral e, mais tarde, inicia-se um concerto com as bandas da Associação Cultural Azevinhos BandSchool.
 
O Foral de Entre-os-Rios – terra intitulada de “Couto de Antre Ambos os Rios” naquela altura - foi-lhe concedido por D. Manuel I a 20 de outubro de 1519. Naquela altura, o foral de uma terra significava o reconhecimento de autonomia e a criação de um concelho, onde se estabeleciam normas de viver em comum e uma auto-organização na conduta das populações, como os privilégios, isenções e obrigações, a fixação em moeda, os valores e medidas e as portagens das entradas e saídas do território do foral. De cada foral eram redigidos três exemplares: um para o Senhor da Terra, outro para a Câmara do Concelho e outro para a Torre do Tombo. O senhor da Terra tinha o poder militar, fiscal e judicial.