30 outubro

AMARANTE - 142 anos do nascimento de Teixeira de Pascoaes assinalado com "menu à época"

Escrito por 
Na data em que se assinalam 142 sobre o seu nascimento, o Café Bar Restaurante S. Gonçalo localizado em pleno centro histórico da cidade de Amarante, promove no próximo dia 2 de novembro, pelas 20h30, a primeira edição de um jantar onde será feita a recriação de um "menu à época" do Teixeira de Pascoaes.
 
Um dos mais emblemáticos espaços da Rota dos Cafés com História, homenageou, em setembro de 2015, um dos seus mais ilustres clientes, Teixeira de Pascoaes, com a colocação de uma estátua no seu interior que hoje é um dos principais pontos de atração e uma "forma de mantermos viva a memória de um dos mais importantes escritores do século XX", refere Rodrigo Silva, responsável pelo Café Bar – Restaurante S. Gonçalo.
 
A ementa elaborada em parceria com o Professor Fernando Capela Miguel, pretende evocar os 142 anos do nascimento do poeta do saudosismo.
 
O café Bar Restaurante S. Gonçalo tem sido desde a sua fundação, em 1930, um ponto central na vivência da cidade, palco de inúmeras manifestações artísticas, culturais e sociais. Teixeira de Pascoaes, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Alexandre Pinheiro Torres, entre muitos outros, foram clientes assíduos deste emblemático espaço.
 
Rodrigo Silva manifesta a enorme vontade de "manter que muito deu esta iniciativa anualmente como forma de evocar a memória de um homem que levou o nome de Amarante e de Portugal aos quatro cantos do mundo e que infelizmente tem sido muito esquecido", refere.
 
Para além do jantar haverá ainda espaço para declamação de textos do poeta e para, retomando aquilo que está na génese do Café Bar, uma tertúlia sobre a vida e a obra de Teixeira de Pascoaes.