03 março

REGIÃO - ROTA DO ROMÂNICO BATE RECORDES DE VISITAS

Escrito por 
a Rota do Românico bateu, em 2019, o seu recorde de visitas, com mais de 15 mil visitantes registados. A maioria (85%) dos visitantes continua a ser portuguesa.  O número de visitantes apontado não inclui todos aqueles (e serão muitos) que, de forma autónoma, percorreram os 58 monumentos do itinerário turístico-cultural materializado pela Rota do Românico.
O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, inaugurado no final de setembro de 2018, recebeu, no ano passado, cerca de 9 mil visitantes, entre mais de 20 nacionalidades, assumindo-se como um fator catalisador e estruturante das visitas à Rota do Românico e ao seu território de influência.
 
Desde a sua apresentação pública em 2008, a Rota do Românico registou já mais de 130 mil visitantes.
 
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
 
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.