10 março

PENAFIEL - COVID-19: CÂMARA AVANÇA COM MAIS MEDIDAS PREVENTIVAS.

Escrito por 
Comunicado COVID19 nº2 - 10/03/2020 - 09h30 . Suspensão de actividades desportivas para idosos e alguns eventos regionais. Decisão de encerrar escolas ou outros equipamentos é da competência das autoridades de Saúde Pública
Até ao momento não há recomendações nesse sentido.  Todas as decisões relacionadas com encerramento de escolas ou outros equipamentos é da estrita competência das autoridades de Saúde Pública e do Ministério da Educação, não tendo, até ao momento, o Município recebido qualquer informação ou indicação nesse sentido. 
A Câmara Municipal tem competências legais para decidir única e exclusivamente sobre equipamentos e acções ou iniciativas municipais. Assim e atendendo a que o município de Penafiel mantém o seu plano de contingência do COVID -19, na fase de prevenção, irá avançar com algumas medidas preventivas:
- Suspensão dos programas municipais de promoção da atividade física da população sénior, por tratar-se de um grupo etário de risco e mais susceptível em caso de infecção pelo Corona Vírus. 
- Adiamento dos eventos desportivos com atletas seniores, nomeadamente das competições de boccia sénior;
- Adiamento/cancelamento dos eventos “Campeonatos Zonais de Natação-infantis”, “Fase final do Regional de Andebol-Iniciados” e “20.º Encontro de Natação Adaptada”, atendendo a que podem vir a participar atletas provenientes de territórios com maior incidência de COVID-19. 
- Em relação a todos os eventos desportivos que não foram, entretanto adiados e/ou cancelados, neste momento, o Município de Penafiel alerta e apela aos os promotores e participantes para adoptarem as melhores práticas de prevenção e todas medidas recomendadas pela Direcção Geral de Saúde.(DGS)
Recorde-se que além de estar a seguir o plano de contingência municipal, na fase de prevenção, a Câmara Municipal de Penafiel realizou reuniões de trabalho e de preparação com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, ACES – Vale do Sousa Sul, com os comandantes das três corporações de bombeiros, com a Delegada de Saúde Pública, com todos os directores de agrupamentos de escolas e escola secundária e ainda com a presença do comandante do destacamento da GNR. 
A Câmara Municipal de Penafiel continuará a acompanhar ativamente a situação no Concelho, recomendando serenidade  à população bem como ao cumprimento integral de todas as normas emitidas pela DGS, podendo a qualquer altura tomar novas medidas e proceder a novas comunicações.
Mais informação em: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/coronavirus/covid-19/