14 março

PAÇOS DE FERREIRA - MUNICÍPIO PREPARA-SE PARA APOIAR FAMÍLIAS EM QUARENTENA

Escrito por 
PLANO DE CONTINGÊNCIA | COVID-19
 
O Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, coordenou, ontem à tarde, uma reunião, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com o objetivo de se avançar com um plano de apoio aos nossos concidadãos, que venham a ficar em quarentena, retidos em casa, por suspeita, ou portadores, do vírus COVID-19.
 
A partir de agora, a Câmara Municipal vai assegurar apoio domiciliário a todas as pessoas e famílias do nosso Concelho que venham eventualmente a ser identificadas pela Autoridade de Saúde como suspeitas ou infetadas.
 
Esse apoio consistirá na entrega, junto da respetiva residência, de refeições diárias, recolha do lixo potencialmente contaminado, bem como auxílio aos idosos e a pessoas de maior vulnerabilidade.
 
Nesta reunião, participaram o Diretor Executivo do ACES Tâmega III - Vale do Sousa Norte ( ACeS), Delegado de Saúde do Concelho, Comandantes da GNR, Bombeiros Voluntários, Párocos, Presidentes de Junta de Freguesia, Diretores de IPSS e Diretores dos Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária de Paços de Ferreira, Escola Profissional Vértice, Colégios Nova Encosta e Marca d´Água.
 
O envolvimento, em rede, de todas as instituições do Concelho permitirá que, durante esta fase de SITUAÇÃO DE ALERTA NACIONAL, sejam reforçadas equipas de apoio domiciliário coordenadas por técnicos do ACeS e da Câmara Municipal.
 
Todas as instituições envolvidas vão sensibilizar os seus colaboradores para o momento de emergência que se vive, pedindo o apoio de todos os funcionários e voluntários para o reforço das equipas técnicas, que vão receber formação para lidar com pessoas que possam ser suspeitas ou portadoras do vírus COVID-19.
 
O cumprimento escrupuloso de todas as medidas de contingência em vigor é absolutamente essencial, sendo que devemos evitar sair de casa, exceto em situações de imperiosa necessidade.