05 novembro

PAÇOS DE FERREIRA | PROTOCOLO DA LINHA FERROVIÁRIA DO VALE DO SOUSA ASSINADO EM DEZEMBRO

Escrito por 
Realizou-se uma reunião de trabalho para fixar os termos da minuta de protocolo a celebrar entre as Infraestruturas de Portugal, as Câmaras Municipais de Paços de Ferreira, Valongo, Lousada, Paredes, Felgueiras, Área Metropolitana do Porto e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito dos estudos necessários à construção da futura linha ferroviária do Vale do Sousa.
Participaram nesta reunião, que se realizou por videoconferência, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, o Presidente de Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, o Presidente Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, o Presidente da Câmara Municipal Paredes, Alexandre Almeida, o Presidente da Câmara Municipal Valongo, José Ribeiro, o Presidente da Direção do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor e o Vice-Presidente Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal, Carlos Alberto Fernandes.
 
Este protocolo, que deverá ser formalmente assinado durante o próximo mês de dezembro, é mais um passo decisivo para a construção desta nova linha ferroviária, fundamental para o desenvolvimento de uma região com mais de 500 mil habitantes e milhares de empresas.
 
Recorde-se que a proposta de construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no Plano Nacional de Investimentos (PNI – 2020/2030), apresentado pelo Governo no passado dia 22 de outubro.
O protocolo, cujos termos foram aprovados na reunião, define os termos e condições da colaboração entre as Infraestruturas de Portugal, CIM Tâmega e Sousa, Área Metropolitana do Porto e as cinco Câmaras Municipais, com o objetivo final de implementar uma solução ferroviária para esta região.
 
Este documento seguirá, de imediato, para aprovação por parte das cinco Câmaras Municipais, Área Metropolitana do Porto e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.