Prosseguindo uma política local de descentralização, que tem vindo a ser implementada com sucesso, o objectivo destes espaços, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma nova dinâmica junto dos cidadãos, numa organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade.
Este é o quinto balcão do Espaço do Cidadão instalado no território paivense, depois de, em Outubro de 2015, ter sido protocolada a instalação do balcão do Espaço do Cidadão da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, localizado em Oliveira do Arda e a par dos restantes espaços de cidadão existentes no concelho ( Sardoura, S. Martinho, Bairros ), esta é mais uma forma de estar próximo dos munícipes, dando uma melhor e mais rápida resposta às solicitações junto dos serviços da Administração Central.
Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que este Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.
Com a abertura deste balcão de atendimento público, no edifício do Armazém Municipal, que na mesma empreitada, foi reabilitado para proporcionar melhores condições sociais e de trabalho aos trabalhadores municipais, será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.
O Concurso Público para a empreitada da Loja do Cidadão, que ficará numa zona do Rés-do-Chão do edifício do Tribunal Judicial, será lançado em Janeiro do próximo ano e vão ficar instalados ficarão os serviços da Autoridade Tributária, Conservatória dos Registo Civil e Predial, Segurança Social e Espaço do Cidadão, sendo que, o edil paivense manifestou vontade de conseguir um Julgado de Paz para servir o concelho.
Para Gonçalo Rocha é fundamental estar mais perto dos paivenses e ter uma administração publica mais ágil e mais próxima, facilitar a vida às pessoas, procurar corresponder às suas necessidades e reforçar os serviços públicos já existentes, proporcionando uma
oferta de serviços públicos com atendimento personalizado, que complemente aqueles que já são disponibilizados, sem no entanto os substituir.
O autarca paivense realça, ao mesmo tempo, que este projecto é marcado pela inovação e proximidade, estando assegurado um passo importante para ser garantido um atendimento de qualidade à população, mostrando-se satisfeito com a concretização da Loja do Cidadão em Castelo de Paiva, que potenciará mais serviços e mais qualidade no atendimento, bem como destacando também a colaboração e o envolvimento neste processo, das juntas de freguesia onde já estão sediados quatro Espaços do Cidadão que funcionam com sucesso.
O balcão do novo Espaço do Cidadão em Sobrado, estará a funcionar de Segunda a Sexta feira, no horário das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.