14 março

PAREDES | DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Escrito por 
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, deteve um homem de 58 anos por violência doméstica, no concelho de Paredes. No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, habitual consumidor de bebidas alcoólicas, está casado com a vítima, uma mulher de 55 anos, há 38 anos. 
Durante o matrimónio e por diversas vezes agredia fisicamente a vítima, devido ao seu estado de embriaguez, causando hematomas e escoriações que a própria ocultava, para não se deslocar a uma unidade hospitalar. Além das agressões físicas, a vítima era sujeita também a injúrias e ameaças de morte, com recurso a facas e machadas. A postura do agressor era cada vez mais agressiva e imprevisível, sendo que num dos episódios de violência, enquanto a vítima preparava uma das refeições diárias, o agressor dizia que a ia matar, levantando na sua direção uma machada e agarrando-a pelos cabelos, agrediu-a violentamente.
 
O suspeito foi detido e presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde ficou sujeito às medidas de coação de proibição de contactar a vítima por qualquer forma ou meio ou por interposta pessoa, proibido de permanecer ou frequentar a habitação da vítima, estabelecendo-se a área de exclusão num raio de 500 metros, e obrigação de se sujeitar a uma avaliação médica e eventual tratamento à sua dependência alcoólica.