×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 288
13 agosto

Agrival 2016 abre portas dia 19 de agosto

Escrito por 

Maior feira Agrícola do Norte e Centro do País regressa com imagem renovada na Praça dos Bares, tendo sido ampliada e coberta. Mais de 300 expositores vão marcar presença na 37ª edição. Produtos "ex-líbris" da região vão ser premiados em quatro concursos.

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber, de 19 a 28 de agosto, a 37.ª edição da Agrival. Tal como em edições anteriores, o certame vai dar destaque ao melhor que a região do Vale do Sousa tem para oferecer.
 
Com cerca de 25 000 m², a Agrival acolhe, como em edições anteriores, expositores ligados à produção agrícola, gado, maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços e novas tecnologias. Este certame recebe todos os anos milhares de visitantes que, para além da visita à exposição, têm a possibilidade de usufruírem de um vasto programa para todos os gostos e idades.
 
Na 37.ª edição da Agrival estarão presentes alguns dos nomes mais sonantes da música portuguesa. O primeiro concerto será a 19 de agosto com a atuação do grupo Lucky Duckies, seguindo-se David Carreira, no dia 20. A 21 será a vez de António Zambujo e no dia 22, HMB. A fadista Cuca Roseta marcará presença no dia 23 e Agir no dia 24. The Black Mamba no dia 25 e Richie Campbell dia 26. A banda The Gift atuará no último dia de concertos, a 27 de agosto. Todos os concertos começam às 22h30.
 
Um dos momentos mais importantes da Agrival são os produtos característicos da região que marcam presença em quatro concursos. O concurso “Broa de Milho” e o concurso de “Pão de Ló” no dia 23 às 16h00 e às 17h00 respetivamente e no dia 24, dia de S. Bartolomeu, às 10h00, o concurso de “Cebolas”, com entrega de prémios às 15h00. Já o concurso “Melão Casca de Carvalho” vai decorrer no dia 26, às 17h00.
Uma nota importante para o “Movimento Confrádico”, com as entronizações da Confraria do Melão Casca de Carvalho, no dia 26 de agosto, às 11h e da Confraria do Presunto e da Cebola, no dia 27, às 10h00, ambas na Igreja da Misericórdia. A estas confrarias irão juntar-se várias Confrarias convidadas de todo o País.
 
Com um cartaz bastante diversificado, a Agrival volta a contar com espaços de debate sobre a agricultura. A 24 de agosto, às 10h30, tem lugar no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o colóquio “Alternativas para a produção de energia proveniente da agricultura e da floresta (up-running)”, organizado pela CONFAGRI. Já no dia 26, pelas 16h00 realiza-se, também no auditório do certame, o Fórum Regional da Agricultura organizado pela CooPenafiel – Cooperativa Agrícola de Penafiel.
 
Durante o certame, os visitantes poderão degustar o melhor da gastronomia nacional, desde a região de trás-os-montes até ao algarve. Também durante a Agrival irão decorrer provas de vinho verde das sub-regiões de Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva e sub-região do Sousa.
 
A 37.ª edição da Agrival conta ainda com o “Passeio BTT Agrival/Decathlon”, marcado para o dia 28, às 9h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Este passeio de BTT inclui um percurso de 35 quilómetros, guiado por GPS.
 
A edição Agrival 2016 encerra no dia 28 de agosto. Pelas 15h00, haverá o tradicional Desfile de Tratores com Alfaias Agrícolas, com concentração no Campo da Feira e às 21h30 o habitual Concurso de Miss Agrival/2016 seguindo-se às 23h59, o espetáculo piromusical.