Depois de em 2015, o anterior executivo ter oficializado o concurso para a construção do IC-35, o país assistiu, este ano, à suspensão da mesma obra pelo atual governo, situação que foi alvo de protesto e repúdio por parte da Câmara Municipal de Penafiel.
Perante este cenário, a Câmara Municipal de Penafiel está indignada com a atitude do actual ministro do Planeamento e das Infraestruturas e seu Governo pela falta de interesse e falta de sensibilidade sobre a situação do IC-35.
A Câmara Municipal de Penafiel apela ainda à responsabilidade e bom senso do Governo de Portugal para a inclusão da obra do IC-35 no plano de obras a executar em 2017.
O IC 35 é uma obra reclamada há décadas pelos municípios de Penafiel, Marco de Canaveses, Cinfães e Castelo de Paiva.
Esta infraestrutura vai permitir substituir a actual EN106, considerada uma das mais perigosas e com maior tráfego do Distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa, com elevados níveis de sinistralidade.
A Câmara Municipal repudia a atitude do Governo de Portugal em atrasar constantemente os procedimentos do concurso lançado pelo anterior Governo para a construção do primeiro lanço do IC 35 entre Penafiel e Rans, processo que o actual Governo recebeu em condições para ser adjudicado e que nesta fase já poderia estar em execução.