06 junho

PENAFIEL Racing Fest - Organização estima que o festival tenha um retorno de 1 milhão de euros para o concelho

Escrito por 
Penafiel Racing Fest: cerca de 150.00 pessoas passaram pelo maior evento de desportos motorizados alguma vez realizado em Penafiel. O Penafiel Racing Fest é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e Rancing Fest, com a parceria de vários clubes e instituições do Concelho.
Decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Junho o 1.º festival de desporto motorizado – Penafiel Racing Fest – evento que reuniu num só concelho mais de 300 pilotos em seis desportos motorizados distintos, de duas e quatro rodas.
 
O Penafiel Racing Fest teve em competição os melhores pilotos e praticantes das várias modalidades do desporto motorizado, a nível nacional. 
 
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,” O nosso concelho acolheu o maior evento de desportos motorizados alguma vez realizado em Penafiel! Com seis modalidades em simultâneo, é um evento único no país. Mais um grande evento que veio para ficar e para orgulho dos penafidelenses. Parabéns às centenas de voluntários que estiveram envolvidos na organização, às forças de segurança e da protecção civil pelo trabalho extraordinário, e aos milhares de espectadores pelo comportamento responsável que fez do Penafiel Racing Fest uma grande Festa.”
 
Com o centro nevrálgico, no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel, as principais provas decorreram no centro urbano da cidade, nomeadamente na Avenida Sacadura Cabral e Campo da Feira, bem como, na zona circundante do Jardim do Sameiro e na variante do Cavalum (próximo ao Parque da Cidade). 
 
Dados provisórios apontam que esteve evento atingiu, no concelho, um retorno e impacto económico na ordem de 1 milhão de euros.
 
O evento estendeu-se ainda às freguesias de Guilhufe e Urrô, Irivo e Rans.
 
Para Óscar Coelho, do Racing Fest, “o nosso objetivo é colocar Penafiel no roteiro do desporto motorizado. O evento superou todas as nossas expectativas, aliás triplicou as expectativas. Penafiel já nos habitou a reunir condições para acolher mais iniciativas como esta que acabamos de organizar. Quero dar os parabéns e agradecer a todos os participantes, colaboradores, público, protecção civil, bombeiros, forças de segurança e ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel por ter confiado neste projecto.”
 
Do programa fizeram parte as competições Rally Taça Joaquim Santos, Superenduro Urbano, Trial Urbano 4x4, Rally de Regularidade Históricos, Drag Race e Corrida Popular de Motos 50cc.