05 julho

PAÇOS DE FERREIRA SOCIALISTA HUMBERTO BRITO APRESENTA OS EIXOS ESTRATÉGICOS DA SUA CANDIDATURA

Escrito por 
Apresentação de recandidatura decorreu ontem, dia 29 de junho. MOBILIDADE, ADESÃO À ÁREA METROPOLITANA DO PORTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO PRIORIDADES PARA O SEGUNDO MANDATO. “Sim, é possível! – foi esta a frase várias vezes repetida por Humberto Brito na apresentação pública da sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. O candidato socialista defende que “sem prejuízo de continuar o trabalho nas diferentes áreas da vida municipal”, é possível melhorar as áreas da Mobilidade, da Saúde e da Educação no concelho de Paços de Ferreira, bem como integrar a Área Metropolitana do Porto. 
 
Ontem, dia 29 de junho, o Mercado Municipal de Paços de Ferreira foi pequeno para tanta gente. Sob o lema “A mudança continua” e perante largas centenas de apoiantes e simpatizantes da sua recandidatura, Humberto Brito comprometeu-se a melhorar a rede de transportes públicos no concelho. Para além da vinda do comboio até Paços de Ferreira, “uma possibilidade bem real quando a pouco mais de 10 km, em Campo-Valongo, existe uma estação ferroviária” à qual o concelho se pode ligar, o socialista considera que é necessário melhorar a restante rede de transportes públicos para bem dos jovens, dos mais adultos e das empresas e seus colaboradores.
 
Humberto Brito defende ainda que, para Paços de Ferreira, como concelho industrial e comercial que é, e tendo em conta a sua localização – perto da Universidade do Porto, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto de Leixões –, a adesão à Área Metropolitana do Porto configura-se como a melhor opção.
 
Ao nível da Saúde, a aposta na saúde de proximidade é o desejo dos socialistas. A pensar nos doentes oncológicos ou até mesmo na saúde mental, Humberto Brito compromete-se a criar uma Equipa de Suporte aos Cuidados Paliativos, bem como uma Equipa de Cuidados Continuados de Saúde Mental. É “fundamental que as pessoas com dependência, motora, psicossocial ou em fim de vida, possam permanecer nas suas casas, no conforto do seu lar e com o carinho das suas famílias e que recebam apoio no domicílio de equipas de saúde especializadas na área específica de cuidados que os pacientes necessitam”, acrescenta. Também nesse sentido, propõe desenvolver no Município “uma equipa de Reparações e Requalificação do espaço domiciliário de utentes dependentes que irá identificar e solucionar os problemas estruturais dos edifícios que se verifiquem impeditivos da normal evolução do estado de saúde destes utentes”.
 
Por fim, Humberto Brito salientou a necessidade de continuar a apostar na Educação, área essencial na formação de qualquer ser humano. Depois de ter contactado com as empresas do concelho ao longo destes quatro anos, é seu intuito criar a Academia de Ensino Profissional, cujo enfoque recairá sobre as necessidades atuais e futuras do tecido económico, nomeadamente no que concerne às competências digitais, artes criativas e culturais. As competências digitais, independentemente da idade de cada um, são vistas pela sua equipa como um algo fundamental num mercado tão competitivo e exigente como o atual. 
 
Na cerimónia de apresentação pública da recandidatura de Humberto Brito estiveram presentes responsáveis nacionais e distritais do PS, como João Pedro Matos Fernandes, Manuel Pizarro e Alexandra Leitão. Todos enalteceram os esforços hercúleos levados a cabo por Humberto Brito e restante equipa desde 2013, o que permitiu a Paços de Ferreira estar no patamar onde está hoje e com capacidades para continuar a evoluir.