All for Joomla All for Webmasters
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 285
19 outubro

Câmara de Paços de Ferreira aguarda que Miguel Frasquilho dê luz verde ao investimento vietnamita

Escrito por 

Desde 26 de Outubro que o projeto da IST, empresa de capital vietnamita, está em avaliação na AICEP, aguardando a Câmara Municipal de Paços de Ferreira por uma decisão favorável à instalação da empresa no concelho de Paços de Ferreira.

O Município aguarda que o Dr. Miguel Frasquilho, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e membro de vários governos do PSD, dê luz verde ao investimento, tanto mais que este projeto foi apadrinhado pelo Ex Vice Primeiro-Ministro Dr. Paulo Portas.

No passado dia 26 de Outubro, a consultora internacional Ernst&Young S.A, no âmbito Programa Operacional Competitividade – Portugal 2020, submeteu a candidatura da IST - INTERNATIONAL SEMICONDUCTOR TECHNOLOGY, S.A a Projetos de Interesse Especial e de Interesse Estratégico de I&D, para construção e instalação de uma fábrica de semicondutores em Paços de Ferreira.

A candidatura tem sido acompanhada pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira, no que diz respeito à utilização do parque de exposições da Capital do Móvel para instalação da empresa IST.

A IST estima investir 202 milhões de euros, dos quais 72 milhões de euros serão em I&D.

A empresa propõe-se constituir um centro de I&D para estudar, desenvolver e ensaiar em ambiente industrial um novo processo de microfabricação para produzir indutores magnéticos para uma ampla gama de aplicações e biossensores magnéticos para deteção e tratamento médico e construir uma fábrica tecnologicamente avançada de dispositivos de semiconductores em Paços de Ferreira.

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira lamenta o atraso de quase dois anos por parte do anterior governo PSD/CDS na abertura das candidaturas às empresas a fundos comunitários, facto que prejudicou muitas empresas e encravou projetos de investimento cruciais para o desenvolvimento económico do concelho.