15 agosto

PENAFIEL - Rancho Folclórico de Boelhe em digressão

Escrito por 
Assumidamente como o rancho folclórico das "gentes do Tâmega", o Rancho Folclórico de Boelhe foi convidado a integrar no passado fim-de-semana dois eventos nacionais de etnografia. Na passada sexta-feira, 10 de agosto, o Rancho Folclórico de Boelhe deslocou-se ao Alentejo para participar nas festas tradicionais de Santa Clara-a-Nova, localidade do concelho de Almodôvar.
No dia seguinte, sábado, 11 de agosto, o Rancho Folclórico de Boelhe deslocou-se até ao Algarve para participar no XVIII Festival Nacional de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Conceição, em Faro.
 
Tendo pernoitado em ambas as localidades, a deslocação foi possível através do transporte da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, associação da qual faz parte integrante o Rancho Folclórico de Boelhe, recebendo a hospitalidade, acolhimento e alegria da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires (Almodôvar) e da Casa do Povo da Conceição de Faro.
 
Saudando a comunidade de conterrâneos naturais do concelho de Penafiel presentes e que aí residem, o Rancho Folclórico de Boelhe enalteceu o papel social dos ranchos e grupos de folclore que, funcionando como verdadeiros museus vivos, têm um lugar de destaque no rico e numeroso movimento associativo de Portugal, sendo ao mesmo tempo, um veículo privilegiado de promoção turística de uma terra e de uma região, permitindo conhecer melhor os usos e costumes, as tradições e a história de um povo - como são as “gentes do Tâmega”.
 
Importa salientar que mais que um grupo de folclore, o Rancho de Boelhe procura nestes intercâmbios culturais ser e fazer uma família alargada de amigos, onde prevalece a amizade e o companheirismo, tanto em trabalho como em lazer e este fim-de-semana veio provar e reforçar esse mesmo espírito.