All for Joomla All for Webmasters
Noticiário Institucional

Noticiário Institucional (486)

A autarquia felgueirense para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, convida a população a colocar na escadaria dos Paços do Concelho, no dia 23 de novembro, pelas 11h00, “um par de sapatos pela eliminação das vítimas de violência doméstica”. Os pares de sapatos que serão colocados na escadaria, após o evento, serão recolhidos e doados a famílias carenciadas do concelho.  A iniciativa, está inserida num conjunto de ações levadas a cabo pelo município, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade.
Livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira vai ser apresentado no Museu Municipal. O Município de Penafiel e a Liga dos Combatentes – Núcleo de Penafiel vão assinalar nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o centenário da Grande Guerra com homenagens aos combatentes que participaram na 1.ª Guerra Mundial. No dia 23, às 21h30, o auditório do Museu Municipal de Penafiel vai receber a apresentação do livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira, apresentado por Major General Rui Rodrigues. 
No distrito do Porto e na região, Penafiel é o único Município a receber esta distinção, com “palma de ouro”. Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis atribuiu a “palma de Ouro” a Penafiel pelo facto do Município ser, pelo terceiro ano consecutivo, um “Município Amigo das Famílias”. O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) atribuiu, pelo terceiro ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias” a Penafiel. O galardão atribuído este ano ao Município de Penafiel conta, pela primeira vez, com a distinção “palma de ouro”, que simboliza o facto de Penafiel receber pelo terceiro ano consecutivo aquela distinção.
25 de novembro, 11H00, na Alameda de Santa Quitéria
YOGA EM PIJAMA
 
O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa promovida anualmente no dia 20 de novembro pela Associação Mundos de Vida, em que as crianças até aos dez anos são convidadas a ir vestidas de pijama para a escola.
 
É um dia solidário que pretende sensibilizar a população para o facto de que todas as crianças devem crescer numa família, conforme defende a Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Um direito fundamental que está vedado às cerca de nove mil crianças que, no nosso país, vivem em instituições.
 
A Câmara Municipal de Felgueiras associa-se à comemoração do Dia Nacional do Pijama e vai promover uma aula de yoga em família. O evento, criado com o objetivo de proporcionar diversão a todos os/as participantes e contribuir para estreitar laços e cumplicidades entre as famílias, decorrerá no dia 25 de novembro (domingo), na Alameda de Santa Quitéria, pelas 11h00. Trata-se de uma atividade gratuita destinada a famílias com crianças entre os 4 e os 10 anos. 
 
Os/as interessados/as devem efetuar a sua inscrição, obrigatoriamente, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou telefonar para 255 318 073 e indicar o nome da família, o número de elementos e as idades.
 
Caso as condições climatéricas não permitam a realização desta atividade ao ar livre, a mesma irá acontecer no espaço coberto do Bar Montana.
 
 
Felgueiras, 20 de novembro de 2018                          
 
Tânia Leite, 926 548 582 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 
 Penafiel já tem livro sobre a Simbologia do Românico. O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 16 de novembro, a apresentação do livro “Simbologia do Românico de Penafiel”, da autoria de Xosé Lois Garcia. 
A sessão contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel; Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico; Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal; e, António José Queiroz, tradutor da obra.