Noticiário Institucional (735)

Face à situação de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional da COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde a 30 de janeiro de 2020, e de pandemia declarada a 11 de março de 2020, o Ministro da Administração Interna e a Ministra da Saúde assinaram o despacho de Declaração de Situação de Alerta que abrange todo o território nacional, até ao dia 9 de abril de 2020. A Declaração de Situação de Alerta resulta dos seguintes fatores:
Como é do conhecimento público, o Conselho Superior de Saúde Pública esteve reunido, hoje, por largas horas, tendo há momentos, emitido um comunicado sobre as conclusões a que chegou, em face às medidas a adotar, no âmbito do surto epidemiológico COVID-19. 
Do referido comunicado, resulta que compete às Autoridades de Saúde Locais pronunciarem-se, caso a caso, pelo encerramento dos estabelecimentos escolares.
A partir do dia 12 de março, quinta-feira, todos os parques infantis do concelho de Paços de Ferreira serão encerrados ao público. Para o efeito, os locais em causa serão vedados e será colocada informação relativa a este encerramento. Esta medida vigorará, pelo menos, até ao final do corrente mês de março. Apela-se à responsabilidade coletiva no cumprimento das recomendações feitas pela Câmara Municipal e entidades de saúde.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento da falta de médicos no Centro de Saúde, no Serviço de Apoio Permanente de Baião e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, o que está a obrigar os utentes a deslocarem-se ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.   Baião, no distrito do Porto, é um concelho com mais de vinte mil habitantes A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Baião tem instalações em Eiriz, Gestaçô e Teixeira. 
Face às últimas informações relativas ao COVID-19 e após reunião técnica que decorreu durante ontem à tarde na Câmara Municipal de Castelo de Paiva com diversas entidades locais, IPSS´s, Agrupamentos de escolas, GNR, Bombeiros, Diretor Executivo do ACES e da Delegada de Saúde – Vale Sousa Sul, o Município paivense comunica o seguinte: