EDITORIAL (4)

27 março
 
1. O Jornal Aberto é o mais antigo meio digital de produção e divulgação de conteúdos informativos e formativos da região do Vale do Sousa e Tâmega, sendo um privilegiado divulgador de informação produzida pelos cidadãos, empresas, associações e instituições. 
 
2. O Jornal Aberto não produz jornalismo, no sentido tradicional do termo, porque, além de outros critérios jornalísticos, não existe a mediação entre a fonte e o jornalista, sendo que o objetivo deste projeto
31 dezembro
Queremos acreditar que 2019 será melhor que o ano que agora termina! 
Sim, queremos acreditar porque é nessa crença positiva que esperamos superar cada dia dos 365 dias do ano que aí vem. 
Acreditamos que 2018 será um bom ano para a afirmação regional, reforçando a coesão territorial, sobretudo, nos concelhos abrangidos pelo Jornal Aberto:  seis do Vale do Sousa e três do Baixo Tâmega: Paredes, Penafiel, Lousada, Paços de Ferreira, Felgueiras, Castelo de Paiva, Amarante, Baião e Marco de Canaveses. 
21 janeiro

Apesar de se chamar Jornal Aberto, não é um jornal, não exerce jornalismo, nem tem jornalistas. Mas, digamos assim, é um novo “conceito de Jornalismo”, inspirado numa corrente de opinião emergente nos Estados Unidos da América em finais dos anos 80. Já lá vamos.

Se fossemos um jornal, teríamos jornalistas, e um jornalista é aquele que medeia entre a realidade de um acontecimento e a sua notícia: confirma a veracidade, analisa, pondera a sua publicação e constrói uma nova realidade noticiosa.