Noticiário Institucional (692)

No âmbito da visita pastoral que está a ser realizada à Vigararia de Castelo de Paiva e Penafiel, o Bispo do Porto D. Manuel da Silva Linda, vai estar amanhã de visita ao concelho de Castelo de Paiva, sendo recebido nos Paços do Concelho, pelas 9h30, numa cerimónia de boas vindas e apresentação de cumprimentos promovida pelo presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, que estará acompanhado de outros autarcas do Executivo e Assembleia Municipal, bem como de outras entidades civis e religiosas. 
Presidente da Câmara vai pedir reunião à tutela e apela à resolução do problema. O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, lamenta e está preocupado com as notícias vindas a público que dão nota da existência, no posto de Penafiel, de apenas uma viatura para patrulhamento, no caso uma carrinha, “normalmente utilizada para transporte de material”.
A Juventude Socialista de Penafiel, uma das maiores estruturas do distrito do Porto, é agora também uma das mais bem representadas nos órgãos da federação que viu a sua representação reforçada. Depois da recém eleição de Tiago Josué Ferreira como vice-presidente da federação e de Cristiana Leite Cruz como representante dos Jovens Trabalhadores Socialistas, órgão inerente ao secretariado, há mais dois jovens socialistas penafidelenses eleitos para o secretariado federativo, Luís Barbosa e Inês Monteiro.
Foi recentemente dado a conhecer, pela Associação dos Profissionais da Guarda (APG) da Guarda Nacional Republicana (GNR), um conjunto de denúncias sobre a falta de condições de trabalho dos profissionais da GNR, no Destacamento Territorial de Penafiel, distrito do Porto, as quais se revelam manifestamente atentatórias da dignidade profissional dos militares da GNR e da segurança pública. 
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a trabalhar no sentido de tornar o seu território numa biorregião e a criar condições para a sua integração na Rede Internacional de Biorregiões, a IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions. Uma biorregião é uma área geográfica onde os agricultores e produtores biológicos, a comunidade em geral, os operadores turísticos, as associações, as instituições de ensino