×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 288

A Biblioteca de Penafiel vai realizar no dia 4 de março, às 21h00, uma visita acompanhada às exposições “Autores do Vale do Sousa”, organizada pela Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa e “Viagem pela infância na Biblioteca Municipal de Penafiel, e às 21h15 decorrerá a inauguração da exposição de desenho de Gracinda Ramos “Perspetivas de Penafiel”, seguido de um concerto pela Escola de Música Melodia.

O Município de Penafiel vai assinalar, no próximo dia 3 de março, o 246.º aniversário da elevação a cidade. Segundo reza a história, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade.

Para os devidos efeitos, informa-se que a Assembleia Municipal irá realizar-se no próximo dia 26 de Fevereiro, às 17h00, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

 

A Biblioteca Municipal de Penafiel apresentou, no dia 21 de Janeiro, o livro “O (E) rRo DE DEUS ”, de Carlos Queirós.

Para Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel, “ Carlos Queirós apresenta mais uma vez uma obra com uma temática muito atual, que prende o leitor do início ao fim. O autor introduz uma abordagem diferente à temática de quem é Deus e a Humanidade, passando pelas descobertas da Nanotecnologia e levando-nos pelos meandros da nossa própria consciência. Carlos Queirós tem vindo a afirmar-se cada vez mais, sendo a sua obra bastante requisitada pelos nossos leitores”.

As crianças dos Jardins-de-infância e das EB1 do Concelho de Penafiel saíram à rua para comemorar o Carnaval, no dia 5 de Fevereiro, com o habitual desfile de Carnaval.

O Desfile percorreu as principais ruas da cidade com muita música, animação e alegria, passando pela Avenida Egas Moniz, Avenida Sacadura Cabral, Praça Municipal, Rua Dr. Joaquim Cotta, Largo Nossa Senhora da Ajuda e Rua do Paço, efetuando depois o percurso em sentido contrário.

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel, “A cidade de Penafiel assistiu a um magnífico cortejo de Carnaval proporcionado pelas nossas escolas e Jardins de Infância. Parabéns a todos os que se envolveram neste trabalho, especialmente às crianças, professores, pessoal não docente e famílias. Bem hajam pela beleza e alegria com que nos brindaram.

 

No dia 19 de fevereiro às 21h30, a Biblioteca de Penafiel apresenta o livro “O erro de Deus” do autor Carlos Queirós.

No âmbito do projeto “Encontro com o escritor…”, vai decorrer no dia 26 de fevereiro, às 14h30, a apresentação do livro “A Elisa e a Rosa”, da autora Benilde Susana Oliveira.

Durante o mês de fevereiro, vão estar expostas ao público duas exposições, o “Pincel de Fogo”, exposição de pirogravura de Ana Ribeiro e a exposição “Escritores do Vale do Sousa” do projeto “Rede de Bibliotecas do Vale do Sousa” que vai destacar o escritor, “Joaquim de Araújo”.

Associação para o Desenvolvimento de Santiago de Subarrifana vai promover desfile com a participação de centenas de foliões

A Associação para o Desenvolvimento de Santiago de Subarrifana, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Penafiel, vai dinamizar, no próximo dia 9 de Fevereiro, um desfile de carnaval, nas principais ruas da Cidade de Penafiel.

O cortejo carnavalesco, com saída marcada às 14h00, de Santiago de Subarrifana, vai contar com a participação de centenas de foliões e com a participação de 4 carros alegóricos, cada carro com cerca de 10 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. No desfile vão participar ainda 3 grupos de bombos, um carro dos reis e 1 camião com música e animação (trio eléctrico).

Iniciativa vai contar com a participação de 5 restaurantes especialistas na confeção da Lampreia

O Município de Penafiel vai promover de 14 de Fevereiro a 20 de Março a Rota da Lampreia, uma iniciativa que vai contar com a participação de vários restaurantes especialistas na confeção da Lampreia, servida à bordalesa e/ou em arroz, de várias freguesias do Concelho.

Durante 5 semanas a Rota da Lampreia vai permitir, todos os dias, aos amantes do bom garfo, a degustação desta iguaria, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa, à moda de Entre-os-Rios, das Termas de S. Vicente ou do Tâmega, nos restaurantes aderentes em Rio Mau, no “Mirante do Douro”; em Eja, na “Casa das lampreias” e no “Miradouro”; nas Termas de São Vicente, no “Hotel Pensão Aliança” e em Abragão, no Restaurante “Solar do Souto”.