All for Joomla All for Webmasters

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar, no dia 12 de abril, o I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, subordinado ao tema “Educação inclusiva: um novo paradigma da escola”. O Encontro, que terá lugar no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, entre as 9h00 e as 17h00, insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos deste território.
O Primeiro-Ministro, António Costa, participou na cerimónia de apresentação do Plano de Redução Tarifária da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), que se realizou este sábado, 30 de março, às 10h30, na Câmara Municipal de Baião. Participaram ainda no evento o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, o Secretário de Estado das Infraestruturas, bem como os autarcas dos 11 municípios que compõem a CIM do Tâmega e Sousa.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa nesta quarta-feira e prolonga-se até domingo, 17, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Este é já o quinto ano consecutivo de participação da CIM do Tâmega e Sousa naquela que é a mais importante feira nacional do setor turístico.
Na sequência da publicação da Nota Informativa sobre publicidade institucional (Eleição PE 2019), emitida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), no passado dia 6 de março, a propósito das eleições para o Parlamento Europeu, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), conforme deliberado na reunião de 8 de março do Conselho Intermunicipal, já manifestou a sua discordância em relação à mesma junto desta Comissão, bem como da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Secretaria de Estado da Administração Local, da Provedoria de Justiça e, ainda, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias junto da Assembleia da República.
a par das ações de capacitação e de estímulo ao empreendedorismo que tem vindo a desenvolver junto de empresários e empreendedores, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) tem também agora em curso um programa de sensibilização e apoio ao empreendedorismo jovem – o TâmegaSousa Jovem Empreendedor.
O projeto “DNA – Digital Nomads Adventure”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e pelas Câmara Municipais de Amarante e Baião, bem como pelas Câmara Municipais de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, foi um dos vencedores da 1.ª edição do Programa ALA+T – Programa Nacional de Qualificação da Administração Local Autárquica para o Turismo, promovido pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pelo Turismo de Portugal.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, vai receber 1,8 milhões de euros de apoio do Estado para aplicar em medidas de redução das tarifas dos transportes públicos coletivos da região.
Empenhada em diminuir a sua pegada ecológica, e com o objetivo de promover a transição para uma economia circular, através da utilização mais eficiente e sustentável dos recursos, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai adotar um conjunto de procedimentos que contribuam para a redução da produção de resíduos. 
“Um momento enriquecedor, uma troca e partilha de experiências, um painel de oradores do melhor que temos no País, que nos dota de conhecimentos mais profundos para a tomada de decisões mais seguras neste âmbito. Uma grande manhã de trabalho, que espero que se repita nas próximas conferências”.  Foi este o balanço que o Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), Armando Mourisco, fez da primeira de um ciclo de quatro conferências subordinado às especificidades jurídicas das entidades intermunicipais e autarquias locais – o Quid Juris, Tâmega e Sousa? –, que decorreu hoje na CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e que reuniu mais de uma centena de participantes, entre autarcas, dirigentes e técnicos de municípios e de comunidades intermunicipais da região Norte e da Área Metropolitana do Porto. 
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar, durante este ano, um ciclo de conferências subordinado às especificidades jurídicas das entidades intermunicipais e autarquias locais. Designado de Quid Juris, Tâmega e Sousa?, este ciclo, constituído por quatro conferências, terá como foco as mais recentes novidades legislativas aplicáveis a estas entidades.