Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara de Paços de Ferreira

PLANO DE CONTINGÊNCIA | COVID-19
 
O Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, coordenou, ontem à tarde, uma reunião, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com o objetivo de se avançar com um plano de apoio aos nossos concidadãos, que venham a ficar em quarentena, retidos em casa, por suspeita, ou portadores, do vírus COVID-19.
 
A partir de agora, a Câmara Municipal vai assegurar apoio domiciliário a todas as pessoas e famílias do nosso Concelho que venham eventualmente a ser identificadas pela Autoridade de Saúde como suspeitas ou infetadas.
 
Esse apoio consistirá na entrega, junto da respetiva residência, de refeições diárias, recolha do lixo potencialmente contaminado, bem como auxílio aos idosos e a pessoas de maior vulnerabilidade.
 
Nesta reunião, participaram o Diretor Executivo do ACES Tâmega III - Vale do Sousa Norte ( ACeS), Delegado de Saúde do Concelho, Comandantes da GNR, Bombeiros Voluntários, Párocos, Presidentes de Junta de Freguesia, Diretores de IPSS e Diretores dos Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária de Paços de Ferreira, Escola Profissional Vértice, Colégios Nova Encosta e Marca d´Água.
 
O envolvimento, em rede, de todas as instituições do Concelho permitirá que, durante esta fase de SITUAÇÃO DE ALERTA NACIONAL, sejam reforçadas equipas de apoio domiciliário coordenadas por técnicos do ACeS e da Câmara Municipal.
 
Todas as instituições envolvidas vão sensibilizar os seus colaboradores para o momento de emergência que se vive, pedindo o apoio de todos os funcionários e voluntários para o reforço das equipas técnicas, que vão receber formação para lidar com pessoas que possam ser suspeitas ou portadoras do vírus COVID-19.
 
O cumprimento escrupuloso de todas as medidas de contingência em vigor é absolutamente essencial, sendo que devemos evitar sair de casa, exceto em situações de imperiosa necessidade.
 
O Primeiro Ministro decidiu, há momentos, encerrar, a partir da próxima segunda-feira, todas as escolas a nível nacional, como medida preventiva para evitar o alastramento do COVID-19, decisão que se aplica, obviamente, a todos os estabelecimentos de ensino público e privado do concelho de Paços de Ferreira. 
Como é do conhecimento público, o Conselho Superior de Saúde Pública esteve reunido, hoje, por largas horas, tendo há momentos, emitido um comunicado sobre as conclusões a que chegou, em face às medidas a adotar, no âmbito do surto epidemiológico COVID-19. 
Do referido comunicado, resulta que compete às Autoridades de Saúde Locais pronunciarem-se, caso a caso, pelo encerramento dos estabelecimentos escolares.

 

Encerramento temporário das sedes das Juntas de Freguesia. PLANO DE CONTINGÊNCIA | COVID-19. Na sequência da reunião realizada, esta tarde, entre a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e as Juntas de Freguesia, no âmbito do Plano de Contingência COVID-19, foi decidido o seguinte:
A partir do dia 12 de março, quinta-feira, todos os parques infantis do concelho de Paços de Ferreira serão encerrados ao público. Para o efeito, os locais em causa serão vedados e será colocada informação relativa a este encerramento. Esta medida vigorará, pelo menos, até ao final do corrente mês de março. Apela-se à responsabilidade coletiva no cumprimento das recomendações feitas pela Câmara Municipal e entidades de saúde.
No passado dia 9 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, oficiou, junto dos Senhores Ministros da Saúde e da Educação, um pedido para o encerramento de todas as escolas do concelho, no âmbito das medidas excecionais para prevenção da propagação do surto epidemiológico COVID-19.
É com pesar que anunciamos o falecimento do senhor Horácio Pereira, o primeiro presidente de Junta de Freguesia de Sanfins, eleito democraticamente.  Horácio Pereira tem o seu nome atribuído à travessa lateral à sede da Patrium, junto ao Museu da Citânia de Sanfins, desde 14 de janeiro de 2018, uma homenagem que lhe foi prestada por um grupo de cidadãos do Concelho. À família enlutada e a todos quantos
COMUNICADO da CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRS
COVID 19
 
Apesar de, até este momento, não existirem casos confirmados de COVID-19 em cidadãos do concelho de Paços de Ferreira, mas dada a nossa proximidade geográfica aos concelhos de Lousada e Felgueiras (onde foram detetados casos positivos), e na sequência das medidas decretadas pela Direcção-Geral da Saúde, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, decretou, esta segunda-feira, o seguinte:
I - Encerramento dos seguintes edifícios municipais, exceto o edifício da Câmara Municipal: Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira; Casa da Cultura de Freamunde; Museu Municipal-Museu do Móvel; Museu Arqueológico e Centro Interpretativo da Citânia de Sanfins; Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e Freamunde; Pavilhões desportivos do concelho e Mercado Municipal;
II - Os serviços da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que se manterão em aberto e em funcionamento, devem ser procurados pelos Munícipes apenas para situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (255 860 700) ou e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
III - Suspensão de todas as feiras e mercados;
IV - Suspensão de todos os eventos organizados e promovidos pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Estas medidas vigorarão, pelo menos, até ao final do mês de março do corrente ano.
Relativamente às escolas do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira diligenciou, hoje, junto dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de serem adotadas medidas preventivas por parte destas entidades.
O Presidente da Câmara remeteu, esta segunda-feira, aos respetivos ministérios, um ofício solicitando a interrupção imediata das aulas, antecipando-se desta forma o período de férias da Páscoa.
Esta medida resulta do facto de existirem nas nossas escolas muitos alunos e professores provenientes de Lousada e Felgueiras, concelhos onde foram encerrados os respetivos estabelecimentos de ensino.
Apelamos para que os Munícipes sigam rigorosamente todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.
Apelamos ainda a todas Associações Desportivas, Culturais e Recreativas do nosso Concelho, às Instituições Particulares de Solidariedade Social, Paróquias, entre outras, no sentido de tomarem medidas idênticas às decididas hoje pela Câmara Municipal.
O Município de Paços de Ferreira continuará em permanente contacto e estreita colaboração com as entidades competentes, nomeadamente ACeS Tamega III - Vale do Sousa Norte e Direção-Geral da Saúde, sendo que eventuais alterações ou medidas adicionais, que venham a ser adotadas em função da evolução da atual situação epidemiológica, serão devidamente comunicadas à população.
Neste momento apela-se a todas as pessoas que adotem e promovam comportamentos serenos e responsáveis, por forma a não colocar em risco a saúde de todos.
 
Paços de Ferreira, 9 de março 2020
Realizou-se, ao início da manhã, na Câmara Municipal, uma reunião com todos os responsáveis dos serviços para conhecimento do Plano de Contingência COVID-19, concluído na passada sexta-feira pelo Município. Informamos a população que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira está a trabalhar, em permanência, no sentido de
A folia não tem idade!  600 idosos participam no Carnaval Sénior de Paços de Ferreira. 21 de fevereiro, sexta-feira, 14h30, no Centro Comercial Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira. Participam 600 idosos e 151 crianças e jovens de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Paços de Ferreira.
Pág. 1 de 8