All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel vai assinalar, com várias iniciativas a decorrer durante todo o mês de março, os 249 anos da Elevação da Vila de Arrifana de Sousa a Cidade de Penafiel, bem como o 20º Aniversário da Geminação com Sainte-Geneviève-des-Bois. O ponto alto das comemorações é naturalmente o dia 3 de março que começa logo às 9h30 com o simbólico hastear da cidade e às 11h30 haverá uma eucaristia em honra dos autarcas e funcionários falecidos. 
O Festival da Lampreia de Penafiel 2019 vai decorrer nos dias 21 e 24 de fevereiro, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. Durante 4 dias, vão estar presentes, na tenda gigante, quatro restaurantes para servir Lampreia, e até mesmo degustar por apenas 10 euros. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, com o apoio da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, entronizada no ano passado. 
No passado dia 30 de janeiro, foi assinado, na Biblioteca Municipal de Penafiel, um contrato de doação do espólio literário da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) ao Município. Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura, “O Município de Penafiel agradece à AEP pela doação destes livros. 
A aplicação móvel “Sentir Penafiel” permite acompanhar a atualidade do Município de Penafiel, incluindo notícias, eventos e pontos de interesse turísticos, gastronómicos e culturais. A Câmara Municipal de Penafiel acaba de lançar uma aplicação móvel gratuita com a atualidade do Município. Esta ferramenta online tem como objetivo criar maior interação e proximidade com os penafidelenses e com quem visita o concelho. A aplicação “Sentir Penafiel” disponibiliza notícias, agenda de eventos, galeria de imagens e pontos de interesse turísticos, gastronómicos e culturais.
O Município de Penafiel, em parceria com o treinador Jorge Ribeiro, do Centro de Treino canino Pata Feliz, vai promover, ao segundo domingo de cada mês, das 10h00 às 12h00, uma aula de treino canino, no parque canino de Penafiel, situado no Parque da Cidade. Esta iniciativa pretende melhorar questões comportamentais dos canídeos, muitas vezes associadas à agressividade, desobediência e ruído, e consideradas como uma das principais causas do abandono de animais de companhia. A educação/ treino canino é uma forma de minorar ou mesmo resolver possíveis problemas.

Câmara Municipal de Penafiel promove uma vez mais uma passagem de ano para todos os penafidelenses, com entrada livre. Dia 31, a partir das 23h00, Penafiel recebe a banda “Ciklone” na zona do Sameiro ou no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, dependendo das condições meteorológicas. A habitual sessão de fogo-de-artifício dará as boas-vindas a 2019.

A Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito do trabalho desenvolvido de implementação de políticas de apoio a Penafidelenses mais carenciados, avança com nova medida solidária. Autarquia assinou protocolo de colaboração com a “Cortez Marques Oculista” para apoio na aquisição gratuita de óculos unifocais ou progressivos, com prescrição médica em oftalmologia.
A Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu, no dia 14 de dezembro, a apresentação do livro “ O Menino Jesus roubado” de João Paulo Lopes Clemente, professor do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa. A primeira aventura literária de João Paulo Lopes procura reconstruir alguns pedaços do viver e do sentir das gentes da sua terra, recuperando recordações de infância vividas em Figueiró da Granja, concelho de Forno de Algodres.