All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

A Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu, no dia 14 de dezembro, a apresentação do livro “ O Menino Jesus roubado” de João Paulo Lopes Clemente, professor do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa. A primeira aventura literária de João Paulo Lopes procura reconstruir alguns pedaços do viver e do sentir das gentes da sua terra, recuperando recordações de infância vividas em Figueiró da Granja, concelho de Forno de Algodres.
Programa “Regime Fruta Escolar” abrange cerca de 4 mil alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do concelho de Penafiel. Com o programa “Regime Fruta Escolar”, a Câmara Municipal de Penafiel promove junto das crianças da educação pré-escolar e 1.º ciclo, hábitos alimentares saudáveis com o reforço de distribuição de fruta pelos estabelecimentos de ensino do concelho. 
Feira Agrícola do Vale do Sousa integra a categoria “best festivity”. Público pode votar online. Resultados serão divulgados em janeiro. A Agrival - Feira Agrícola do Vale do Sousa está nomeada para os prémios “Iberian Festival Awards 2019”, na categoria “best festivity – new category”. Os “Iberian Festival Awards” são promovidos pelo Talkfest – Internacional Music Festivals Forum, os únicos a premiar os festivais na península ibérica.
A televisão pública portuguesa RTP escolheu Penafiel como um dos cenários para as gravações da série “O Nosso Cônsul em Havana”. Os locais de filmagens estão a ser realizados no edifício da Câmara Municipal de Penafiel, Assembleia Penafidelense e no Inatel de Entre-os-Rios.  No dia 4 de dezembro assistiram às gravações o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa e executivo municipal; José Fragoso, diretor de programas da RTP; e, Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração do INATEL.
O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel vai receber, amanhã, dia 7 de dezembro, às 21h00, a apresentação do livro "Vão dizer que foi por amor", da autoria de Felicity (heterónimo de Felicidade Silva).
No mesma ocasião será apresentado ainda a exposição fotográfica "Felicity - O impacto da fotografia na autoestima".  Contamos com a sua presença.
 
Centenas de pessoas assistiram à inauguração do programa “Penafiel Cidade Natal”, com sessão de fogo-de-artifício e iluminação das ruas, numa iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, em colaboração da Associação Empresarial de Penafiel. Para além da habitual iluminação nas ruas, a cidade de Penafiel tem nesta quadra festiva, uma árvore de Natal com 25 metros de altura, em frente à Igreja da Misericórdia.Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A magia da quadra natalícia já está presente na nossa cidade. É uma época especial onde, através da programação Penafiel Cidade Natal, reforçarmos também a importância do nosso comércio tradicional. O saber acolher bem é uma marca muito forte de Penafiel, agora com mais brilho e encanto.”
Prova “Trail Urban Cup” vai contar com a presença de alguns dos melhores atletas da modalidade. Penafiel vai acolher nos dias 7, 8 e 9 de dezembro o evento “Trail Run Summit”, iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. Esta iniciativa tem como objetivo promover o desporto em colaboração com profissionais reconhecidos no mundo do trail running.
Livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira vai ser apresentado no Museu Municipal. O Município de Penafiel e a Liga dos Combatentes – Núcleo de Penafiel vão assinalar nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o centenário da Grande Guerra com homenagens aos combatentes que participaram na 1.ª Guerra Mundial. No dia 23, às 21h30, o auditório do Museu Municipal de Penafiel vai receber a apresentação do livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira, apresentado por Major General Rui Rodrigues. 
No distrito do Porto e na região, Penafiel é o único Município a receber esta distinção, com “palma de ouro”. Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis atribuiu a “palma de Ouro” a Penafiel pelo facto do Município ser, pelo terceiro ano consecutivo, um “Município Amigo das Famílias”. O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) atribuiu, pelo terceiro ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias” a Penafiel. O galardão atribuído este ano ao Município de Penafiel conta, pela primeira vez, com a distinção “palma de ouro”, que simboliza o facto de Penafiel receber pelo terceiro ano consecutivo aquela distinção.
 Penafiel já tem livro sobre a Simbologia do Românico. O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 16 de novembro, a apresentação do livro “Simbologia do Românico de Penafiel”, da autoria de Xosé Lois Garcia. 
A sessão contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel; Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico; Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal; e, António José Queiroz, tradutor da obra.