All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Os Municípios de Penafiel e Marco de Canaveses assinalam, no próximo dia 18 de abril, quinta-feira Santa, a habitual Celebração das Endoenças. As comemorações têm inicio marcado para as 20h30, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor. Uma hora mais tarde, realiza-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o "Sermão do Encontro" entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Esta Procissão é acompanhada por "Barcos de Fogo" junto ao rio.
Sessões vão acontecer em 5 freguesias do concelho de Penafiel: As juntas de freguesias de Abragão (dia 30 de abril), Paço de Sousa (23 de abril), Penafiel (2 de maio), Rio de Moinhos (17 de abril) e Termas de S. Vicente (7 de maio) vão receber sessões para esclarecer dúvidas existentes relativamente à revisão do PDM. Mais informação AQUI
Cinemax projecta “Caravaggio – A alma e o sangue” (19h30) e “Moglie e Marito” (21h30) no dia 13 e “Il Postino - O carteiro de Pablo Neruda” (21h30) no dia 14. Penafiel vai receber a 12ª Festa do Cinema Italiano, nos dias 13 e 14 de abril, programação que inclui mais de 50 filmes, numa retrospetiva completa do realizador Nanni Moretti, concertos e momentos musicais e gastronómicos. 
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, congratula-se com o pedido de reunião por parte do Presidente da CIM-TS com o novo ministro das infra-estruturas, para abordar a questão do IC-35,  algo que há muito é desejado.  Esta notícia é um novo passo, depois do anterior ministro nunca ter mostrado qualquer disponibilidade para visitar o território, e inteirar-se presencialmente dos constrangimentos da Estrada Nacional 106, e da absoluta urgência para construir o IC-35.

Projeto da União União Europeia pretende acelerar políticas e práticas de gestão sustentável da água no espaço europeu. Recorde-se que recentemente a qualidade da água de torneira para consumo humano no concelho de Penafiel, foi classificada de 100% pela (ERSAR). O Município de Penafiel, através da entidade responsável (Penafiel Verde) pelos serviços de abastecimento de água e saneamento, é uma das mais de 20 cidades europeias que já subscreveram a "Declaração do Porto sobre a Agenda Urbana da Água 2030 ".
Para Laura Duarte, Presidente da Junta de freguesia de Galegos, “hoje estamos felizes por inaugurar a nova sede da junta de freguesia. A antiga sede tinha um acesso difícil para pessoas com mobilidade reduzida, e com este novo equipamento essas questões ficam resolvidas. Um muito obrigado ao Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, por toda a ajuda e cedência do espaço.” A nova sede da Junta de Freguesia de Galegos, situada nas instalações do antigo jardim de infância da freguesia, conta com uma sala de atendimento e várias salas ao dispor da comunidade, como por exemplo salas de exercício para o desenvolvimento motor dos seniores e dos mais novos.
Penafiel continua a ser premiado e a ser considerado o melhor concelho do Tâmega e Sousa para “Viver”, “Visitar” e “Investir”, de acordo com a 6.ª edição do estudo Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, onde é medido o desempenho de marca dos 308 municípios portugueses. Com uma forte execução positiva nas 3 vertentes em estudo, destaque para a área de investimento onde “Penafiel é o 33º município nacional com variação mais positiva”, que resulta directamente da pesquisa por parte de investidores, empresários e empreendedores, o que evidencia todo o trabalho efectuado pelo executivo na procura, captação e instalação de investimentos. 
O auditório do Museu Municipal de Penafiel vai acolher, no próximo dia 10 de abril, o “Meeting Ibérico - Mobilidade, Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Gestão de Risco”, onde vários oradores de Portugal e Espanha vão mobilizar a comunidade para uma reflexão sobre as temáticas abordadas.  O objetivo é promover a adoção de um modelo económico de sustentabilidade, que permita protagonizar mudanças de comportamento e de postura de cidadania e que contribuam para estancar o ciclo de mudanças climáticas que têm vindo a acontecer nos últimos anos.
A Câmara Municipal de Penafiel e a Penafiel Verde E.M. comemoraram o Dia Mundial da Água com várias iniciativas enquadradas com a campanha de sensibilização ambiental "Eu bebo água de Penafiel". Nesse sentido, o Centro Escolar de Duas Igrejas acolheu a apresentação da mascote “O PêVê”, a mascote oficial da Penafiel Verde E.M. que foi criada com o objetivo de sensibilizar a comunidade infantil para a importância e consumo da água da rede pública.
Nesta cerimónia foram atribuídas Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel aos concidadãos: António Alberto Vieira Simões, António Ribeiro Rodrigues, António da Silva Rodrigues Fontes, Francisco Pereira Moreira, José Maria dos Reis Sousa, Manuel Luís Soares das Neves e Vítor da Cunha Rocha.  As Medalhas de Mérito Municipais Douradas foram entregues a Manuel Filipe Serralva Alves, Pedro Luís Moreiras Nunes Ferreira e António Vieira dos Santos.
Pág. 1 de 14