All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira vai ser apresentado no Museu Municipal. O Município de Penafiel e a Liga dos Combatentes – Núcleo de Penafiel vão assinalar nos próximos dias 23 e 24 de novembro, o centenário da Grande Guerra com homenagens aos combatentes que participaram na 1.ª Guerra Mundial. No dia 23, às 21h30, o auditório do Museu Municipal de Penafiel vai receber a apresentação do livro “1.º Centenário da Grande Guerra – 1914.1918”, da autoria de José F. Coelho Ferreira, apresentado por Major General Rui Rodrigues. 
No distrito do Porto e na região, Penafiel é o único Município a receber esta distinção, com “palma de ouro”. Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis atribuiu a “palma de Ouro” a Penafiel pelo facto do Município ser, pelo terceiro ano consecutivo, um “Município Amigo das Famílias”. O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) atribuiu, pelo terceiro ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias” a Penafiel. O galardão atribuído este ano ao Município de Penafiel conta, pela primeira vez, com a distinção “palma de ouro”, que simboliza o facto de Penafiel receber pelo terceiro ano consecutivo aquela distinção.
 Penafiel já tem livro sobre a Simbologia do Românico. O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 16 de novembro, a apresentação do livro “Simbologia do Românico de Penafiel”, da autoria de Xosé Lois Garcia. 
A sessão contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel; Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico; Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal; e, António José Queiroz, tradutor da obra.

 

A tradicional Feira de São Martinho vai decorrer de 10 a 20 de novembro, na cidade de Penafiel. Ao longo de 11 dias, as castanhas, as tortas de São Martinho, as provas de vinho novo, as mostras de artesanato e de gado vão estar em destaque, naquela que é considerada uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto.  A programação vai iniciar no dia 9 com a XXI Concentração Motard, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, no dia 3 de novembro, a requalificação dos espaços públicos e o polidesportivo da urbanização Fonte da Cruz, que contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal, e Carlos Leão Barbosa, Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel. 
No âmbito da preservação da qualidade ambiental, a Câmara Municipal de Penafiel solicitou à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, através do Laboratório de Ecologia Fluvial (LEF-UTAD), um estudo de caracterização ecológica e medidas de reabilitação do troço do Rio Sousa, em Penafiel. 
Depois de Mia Couto, a Escritaria em Penafiel, volta a dar um especial enfoque à lusofonia ao homenagear, este ano, o escritor angolano Pepetela. De 1 a 7 de outubro, Penafiel transforma-se na cidade de Pepetela, cujo nome é Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que nasceu em Benguela, Angola, em 1941 e que apresenta uma vasta obra literária.
Conhecer o mundo! Estudar um mapa é viajar com a ponta dos dedos, mais ainda quando se trata de um globo. Este mês vamos partilhar as memórias das nossas viagens, pintando mapas onde seremos senhores do nosso destino. Venham daí!!!
Escritaria de novo ao encontro da Lusofonia. Depois de Mia Couto, a Escritaria em Penafiel, volta a dar um especial enfoque à lusofonia ao homenagear, este ano, o escritor angolano Pepetela. De 1 a 7 de outubro, Penafiel transforma-se na cidade de Pepetela, cujo nome é Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que nasceu em Benguela, Angola, em 1941 e que apresenta uma vasta obra literária.