Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

A empresa Municipal Penafiel Verde e a Câmara Municipal de Penafiel apresentaram no dia 30 de Setembro a aplicação móvel “Penafiel Verde E.M.” com o objetivo de facilitar os serviços e estreitar a ligação com os clientes.  A aplicação móvel foi desenvolvida pela própria empresa municipal e vai oferecer diversas funcionalidades aos seus clientes, como a comunicação de leituras e avarias, dados sobre a qualidade de água no concelho de Penafiel, a adesão à fatura eletrónica e débito direto.
Alunos dos cursos da Penafiel Activa, EM dinamizam várias atividades pelas ruas da cidade de Penafiel. No âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se comemora hoje, dia 27 de setembro, o Município de Penafiel, em parceria com a Penafiel Activa, Empresa Municipal, e a convite do Turismo Porto e Norte de Portugal, vai promover várias iniciativas no Largo da Igreja da Misericórdia, na cidade de Penafiel.
Câmara de Penafiel vai manter apoios na Educação e anuncia início das obras na Escola Secundária Joaquim de Araújo e na Escola Básica de Penafiel Sul. O Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou hoje, no âmbito da cerimónia de receção aos professores e educadores do concelho de Penafiel, que vão avançar as obras de requalificação na Escola Secundária Joaquim de Araújo e na Escola Básica de Penafiel Sul.
São cabeças de cartaz: Sebastião Antunes e Quadrilha, Habelas Hainas, Trio de Fado, Sons Doutrora, Eduardo Costa, Coletivo Foice, Comvinha Tradicional, Crivo, Sérgio Mirra, e Espectáculo da Comunidade.  A música, o teatro e os sabores tradicionais regressam à Aldeia de Quintandona (Aldeia de Portugal), para a 13ª edição da Festa do Caldo de Quintandona, uma vez mais, no terceiro fim de semana de setembro, nos dias 13, 14 e 15, em Lagares e Figueira, Penafiel.
Inserido no programa da Agrival 2019, o colóquio “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola” vai ter lugar, no próximo dia 29 de agosto, a partir das 14h30, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Esta é uma inciativa da Ader-Sousa, parceira do Grupo Operacional Vespa velutina, co-financiado no âmbito da Medida Inovação do PDR 2020.
A Penafiel Verde E.M. vai participar na 40.ª edição da Agrival, que acontece já de 23 de agosto a 1 de setembro. Ao longo dos 10 dias do certame, a empresa municipal pretende sensibilizar os visitantes para a importância de beber água da torneira com qualidade, pois é mais barato do que a água engarrafada e, ao mesmo tempo, ajuda na redução do consumo de plástico.
No próximo dia 17 de agosto (sábado), realiza-se o IV Festival do Melão Casca de Carvalho, no Jardim do Calvário, em Penafiel. Esta é uma iniciativa da Confraria do Melão Casca de Carvalho e do Município de Penafiel. Tal como na edição passada, a parceria feita com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) mantém-se, no sentido de serem criados produtos feitos a partir do melão de casca de carvalho. 
Os Cursos são gratuitos e dão equivalência ao 12º ano. No próximo ano letivo de 2019/2020, vão entrar em funcionamento, em Penafiel, o novo Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar e o Curso Técnico de Produção Agropecuária, ambos com a duração de três anos letivos. Os cursos, que vão funcionar na sede da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, situada na freguesia de Marecos, são gratuitos e ainda oferecem alimentação, alojamento, transporte, material de estudo e visitas de estudo.
No próximo sábado, dia 10 de agosto, o “escritor de canções” Sérgio Godinho vai apresentar o seu mais recente disco intitulado “Nação Valente”, na Praça da Escritaria, a partir das 21h30. 
Adoção de copos reutilizáveis para combater a poluição do plástico é novidade nesta edição. Certame abre portas dia 23 de agosto e vai contar com as atuações de Agir, Quim Barreiros, Bárbara Bandeira, Jimmy P & Piruka, entre outros. 
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber  até ao dia 1 de setembro, a 40ª edição da Agrival - um certame que, através de 350 expositores, promove o que de melhor a região do Vale do Sousa tem para oferecer.