Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Apresentação do livro "À descoberta de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto" de Maria José Ferreira Gomes e Adelaide Galhardo, iliustrado por Francisco Fonseca.
Dia 4 de Março, 14h30, BIblioteca Municipal de Penafiel
Março vai ser vivido de forma especial em Penafiel, pois é o mês em que a Cidade completa 250 anos de história. Em 1770, ao 3º dia de março, a vila de Arrifana de Sousa foi elevada a Cidade de Penafiel pela mão do Rei D. José I, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.
Convidámo-lo a estar presente, no próximo dia 21 de Fevereiro (sexta-feira), na cidade de Penafiel, para o habitual desfile de Carnaval das crianças dos jardins de infância e EB1 do concelho de Penafiel. O cortejo escolar sairá do Largo Conde Torres Novas (Campo da Feira) pelas 10h00, seguindo pela Avenida Egas Moniz, Avenida Sacadura Cabral, Praça Municipal,
Cais de Entre-os-Rios vai receber mais uma edição do Festival da Lampreia. O Festival da Lampreia de Penafiel 2020 vai decorrer nos dias 20 e 23 de fevereiro, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. Durante 4 dias, vão estar presentes, na tenda gigante, quatro restaurantes para servir Lampreia, e até mesmo degustar por apenas 10 euros. A partir do próximo  dia 20 começa também a habitual rota da Lampreia, que conta com 14 restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses.
Iniciativa decorre de 14 a 16 de fevereiro e pretende celebrar o Dia dos Namorados. Com o objetivo de assinalar o Dia dos Namorados – que se realiza no dia 14 de fevereiro -, o Município de Penafiel está a preparar um fim-de-semana dedicado ao amor, cheio de iniciativas para os apaixonados. 
Presidente da Câmara vai pedir reunião à tutela e apela à resolução do problema. O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, lamenta e está preocupado com as notícias vindas a público que dão nota da existência, no posto de Penafiel, de apenas uma viatura para patrulhamento, no caso uma carrinha, “normalmente utilizada para transporte de material”.
Ao contrário dos anos anteriores, o Encontro de Cantares de Janeiras 2020 vai percorrer as ruas da cidade.  No próximo dia 12, o tradicional “Encontro de Cantares de Janeiras” vai animar a cidade de Penafiel. Esta edição vai apresentar novidades no evento. Os 21 grupos, ranchos folclóricos e associações culturais do concelho não vão atuar apenas no Pavilhão de Feiras e Exposições, mas também presentear os transeuntes com atuações em vários pontos da cidade
Vaticano dá o primeiro passo para a beatificação de padre Américo.  O Município de Penafiel congratula-se pela decisão do Papa Francisco em aprovar o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” do padre Américo, penafidelense nascido na freguesia de Galegos, em 1887, e fundador da “Obra da Rua”.
Hoje dia 22 de novembro (sexta-feira), às 20h30, o Pavilhão Fernanda Ribeiro, em Penafiel, vai acolher um jogo de futsal solidário entre os veteranos do Futebol Clube do Porto e os profissionais de saúde do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). A iniciativa “Novembro Azul”, promovida pelo Serviço de Urologia do CHTS e pela Câmara Municipal de Penafiel, pretende alertar para a necessidade de prevenção do cancro da próstata, que afeta um em cada sete homens na Europa