Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Comunicado COVID19 nº4 - 13/03/2020 - 11h00.  Atendendo aos últimos desenvolvimentos sobre a situação do COVID-19 em Portugal, a Câmara Municipal de Penafiel apela a todos os Penafidelenses:
Comunicado COVID19 nº2 - 10/03/2020 - 09h30 . Suspensão de actividades desportivas para idosos e alguns eventos regionais. Decisão de encerrar escolas ou outros equipamentos é da competência das autoridades de Saúde Pública
Até ao momento não há recomendações nesse sentido.  Todas as decisões relacionadas com encerramento de escolas ou outros equipamentos é da estrita competência das autoridades de Saúde Pública e do Ministério da Educação, não tendo, até ao momento, o Município recebido qualquer informação ou indicação nesse sentido. 
Penafiel não tem, até ao momento, quaisquer informações preocupantes no seu território.  Autarquia está a trabalhar com autoridades de Saúde, Escolas, Bombeiros e GNR. O Município de Penafiel não tem, até ao momento, quaisquer informações preocupantes sobre o COVID-19, no seu território. A autarquia encontra-se a seguir o plano de contingência, criado para o efeito, estando, neste momento, apenas na fase de prevenção, podendo vir a adoptar outras medidas de actuação se tal se vier a justificar.
Apresentação do livro "À descoberta de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto" de Maria José Ferreira Gomes e Adelaide Galhardo, iliustrado por Francisco Fonseca.
Dia 4 de Março, 14h30, BIblioteca Municipal de Penafiel
Março vai ser vivido de forma especial em Penafiel, pois é o mês em que a Cidade completa 250 anos de história. Em 1770, ao 3º dia de março, a vila de Arrifana de Sousa foi elevada a Cidade de Penafiel pela mão do Rei D. José I, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.
Convidámo-lo a estar presente, no próximo dia 21 de Fevereiro (sexta-feira), na cidade de Penafiel, para o habitual desfile de Carnaval das crianças dos jardins de infância e EB1 do concelho de Penafiel. O cortejo escolar sairá do Largo Conde Torres Novas (Campo da Feira) pelas 10h00, seguindo pela Avenida Egas Moniz, Avenida Sacadura Cabral, Praça Municipal,
Cais de Entre-os-Rios vai receber mais uma edição do Festival da Lampreia. O Festival da Lampreia de Penafiel 2020 vai decorrer nos dias 20 e 23 de fevereiro, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. Durante 4 dias, vão estar presentes, na tenda gigante, quatro restaurantes para servir Lampreia, e até mesmo degustar por apenas 10 euros. A partir do próximo  dia 20 começa também a habitual rota da Lampreia, que conta com 14 restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses.
Iniciativa decorre de 14 a 16 de fevereiro e pretende celebrar o Dia dos Namorados. Com o objetivo de assinalar o Dia dos Namorados – que se realiza no dia 14 de fevereiro -, o Município de Penafiel está a preparar um fim-de-semana dedicado ao amor, cheio de iniciativas para os apaixonados. 
Presidente da Câmara vai pedir reunião à tutela e apela à resolução do problema. O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, lamenta e está preocupado com as notícias vindas a público que dão nota da existência, no posto de Penafiel, de apenas uma viatura para patrulhamento, no caso uma carrinha, “normalmente utilizada para transporte de material”.