All for Joomla All for Webmasters

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

O auditório do Museu Municipal de Penafiel vai acolher, no dia 23 de março, às 21h00, a apresentação do livro “É preciso partir – a poesia do regresso”, da autoria do penafidelense Ricardo Faria, e apresentado por José Vinha. O livro “É preciso partir – a poesia do regresso” é a primeira obra poética, e aborda temas como a saudade, despedida, reconstrução de identidades, vulnerabilidade emigrante na busca de uma nova vida e fragilidades psicológicas.
A Câmara Municipal de Penafiel e a Liga Portuguesa Contra o Cancro assinaram, hoje, 16 de março, no salão nobre dos paços do concelho, um protocolo de colaboração para a prestação de cuidados de Psico-Oncologia ao doente oncológico e familiares, residentes no concelho de Penafiel.
Penafiel eleito melhor concelho para “Viver” da região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega e sobe a nível nacional na classificação “Visitar” e “Negócios” . Município sobe nos parâmetros de Visitar e Negócios graças ao acréscimo de interesse proativo por parte de turistas e investidores. Esta evolução é sentida ainda na procura online sobre Penafiel, tendo assinalado uma subida relevante de quase 20%, entre 2014 e 2018.
No próximo dia 11 de março, às 15h00, o Município de Penafiel vai celebrar o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e monitorizado, entre o Campo Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, que conta com a participação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, de Entre-os-Rios e de Paço de Sousa.
No âmbito das comemorações do 248.º aniversário da elevação de Penafiel a cidade, a Biblioteca Municipal recebeu, no dia 2 de março, a inauguração da exposição “Penafiel, cidade dos meus afetos”, da autoria de Carolina Santos e a apresentação do livro “Voo Solo”, de Fernando Sousa Rodrigues, apresentado por Mário Correia. A iniciativa contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel. 
 
Câmara de Penafiel presta homenagem a 18 instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, na área da cultura
Antonino de Sousa estabelece prioridades na juventude, cultura e atracção e investimentos e anuncia construção de um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel.
O Município de Penafiel vai assinalar o seu 248.º aniversário de elevação a cidade com uma vasta programação cultural, ao longo do mês de março.  A elevação de Penafiel a cidade aconteceu a 3 de março de 1770, onde D. José I com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana de Sousa (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal. Foi assim que, a outrora vila de Penafiel, deu lugar à denominação de cidade de Penafiel.
Mostra está patente de 21 a 25 de fevereiro, junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel.  A cidade de Penafiel vai acolher, de 21 a 25 de fevereiro, a exposição “Repsol Racing Tour – 45 anos a apostar na segurança e prevenção rodoviária”, junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel. A mostra é organizada pela Repsol com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. 
A Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a equipa da DECOJovem dinamizou, no dia 7 de fevereiro, várias ações de sensibilização, denominadas de “Consumer.TALKS – Conheces o Mundo Digital?”, nas Escolas Secundárias de Penafiel, Joaquim de Araújo e Pinheiro. A iniciativa envolveu mais de 200 alunos de todo o concelho, e teve como objetivo alertar os jovens consumidores para a importância da segurança e da privacidade online, na utilização mais segura da Internet.
Certame encerra programação com tenda gigante no Cais de Entre-os-Rios, no fim de semana de 23 a 25 de março.  Festival vai contar com a 1.ª entronização da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios.  A Câmara Municipal de Penafiel vai promover, mais uma edição, do “Festival da Lampreia Penafiel 2018”, que irá decorrer de 16 de fevereiro a 25 de março.