SOS Rio Paiva - Associação de Defesa do Vale do Paiva

 

COMUNICADO
 
Inauguração da ponte suspensa no Rio Paiva em Arouca |  S.O.S. Rio Paiva preocupada com aumento de pressão turística e poluição no Rio Paiva
Debaixo da ponte suspensa continua a fluir muita poluição com origem nas ETAR a montante de Arouca; • Associação teme que para garantir o fluxo de turistas sejam necessários mais equipamentos no futuro; • Associação defende que o investimento no turismo tem que ser acompanhado de forte investimento na eliminação da poluição e controlo das espécies invasoras.
Dezenas de pneus foram ilegalmente depositados no meio da vegetação nas margens do Rio Paiva no concelho de Cinfães (freguesia de Souselo) num local conhecido como "lagoa". O alerta chegou à associação S.O.S. Rio Paiva, através da denúncia de cidadãos atentos que registaram o crime ambiental.
Campanha resultou na recolha de cerca de 300 kg de resíduos;
Embalagens, sacos plásticos, calçado, fraldas e garrafas de vidro foram os principais resíduos descobertos nas margens do rio;
Rio Paiva continua com graves problemas de poluição.
No próximo dia 9 de Setembro a Associação S.O.S. Rio Paiva promove a iniciativa "Vamos Limpar o Rio Paiva" (VLRP) que consiste na realização de acções de recolha de lixo por grupos de voluntários em vários locais nas margens do Rio Paiva.
A Associação S.O.S. Rio Paiva solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Arouca e à Agência Portuguesa do Ambiente sobre a construção de novas infra-estruturas no troço do Rio Paiva entre a Espiunca e o Areinho, demonstrando a sua preocupação com o mediatismo da construção de uma ponte pedonal transparente sobre o rio na zona da "Garganta do Paiva".
A associação S.O.S. Rio Paiva faz um apelo aos cidadãos para que se mobilizem no próximo dia 9 de Setembro de 2017, para a recolha de lixo nas margens do Rio Paiva e dos seus afluentes.