Centro Cultural de Amarante

Em virtude da pandemia que vivemos atualmente e no sentido de cumprir com as regras de distanciamento social aconselhadas pela Direção Geral de Saúde, o CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira – lançou uma plataforma (http://inscricoes.cc-amarante.pt) que permite efetuar as inscrições online para o próximo ano letivo. Nesta nova plataforma, exclusivamente dedicada às inscrições, é possível encontrar informação sobre o Conservatório de Música e Dança; Ensino Articulado e Iniciação, os Cursos Profissionais de Música e Dança e os Cursos Livres de Música e Dança.
A decorrer desde outubro na Casa Boavista, Residência Sénior, o projeto Anima Natura, promovido pelo CCA Maria Amélia Laranjeira, levou as Janeiras à Estância Nossa Senhora da Piedade, da Santa Casa da Misericórdia de Amarante e ao Centro de Atividades Ocupacionais da Cercimarante. A coordenadora deste novo projeto do CCA, Rosana Pereira, refere que “esta atividade do CCA decorre nos lares do concelho de Amarante
Um Festival de “pontes”. “Queremos fazer pontes entre a cultura musical brasileira e a portuguesa, mas queremos, sobretudo, fazer pontes entre alunos, professores e todos os amantes da Percussão, uma espécie de um novo mundo, dentro do vasto mundo da Música” – é assim que Tiago Ferreira, diretor artístico descreve, em poucas palavras, o primeiro Festival de Percussão de Amarante. 
A Escola Profissional de Música de Amarante Maria Amélia Laranjeira acaba de ser criada no Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira. Serão ministrados dois cursos: Instrumentista de sopro e de percussão e Instrumentista de cordas e de tecla. No final dos cursos, os alunos terão um diploma de dupla certificação (12º Ano e Nível IV), que lhes irá permitir entrar no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas.